07/04/2022 às 14:17, atualizado em 07/04/2022 às 19:04

Atualização do Geoportal completa um ano com mais de 351 mil acessos

A ferramenta recebe, em média, cerca de 30 mil visitas virtuais por mês e oferece acesso a dados georreferenciados do território e da população do DF

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

O Geoportal, que é um site com ferramentas de gestão urbana e transparência pública, completa nesta quinta-feira (7) um ano da sua atualização para a versão 3.0, registrando 351.964 acessos da população durante esse período.

A última versão da plataforma foi elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) para trazer mais benefícios aos usuários, como melhor desempenho, uma interface mais amigável e maior facilidade para acessar os serviços.

O Geoportal reúne informações sobre diferentes referenciais, como áreas passíveis de regularização, linhas do metrô, obras públicas, entre outras, com todos os dados em um mesmo espaço e disponibilidade para quem tiver interesse em acessar| Reprodução: Seduh

No Geoportal é possível encontrar mapas urbanos, sistemas de redes de água e esgotamento sanitário, informações sobre vias e ciclovias, todas as normas urbanísticas já aprovadas para áreas regularizadas e em processo de regularização no DF (a depender do estágio em que está), além de todos os projetos desenvolvidos pela Seduh para conhecimento da população.

“Com a atualização, o consumo de memória do portal ficou menor, o que permitiu uma navegabilidade mais rápida pela ferramenta. A medida é importante, uma vez que a plataforma recebe, em média, cerca de 30 mil acessos por mês”, informou a coordenadora do Sistema de Informação Territorial e Urbana da Seduh, Litz Bainy.

[Olho texto=”O conjunto de programas para desenvolvimento do portal foi atualizado, possibilitando a emissão de relatórios e a elaboração de análises mais complexas como mais de 2 mil consultas preliminares ao enquadramento do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot)” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Encontrar os serviços também ficou mais fácil. Ao acessar o Geoportal, é possível consultar uma carta dos serviços que estão disponíveis pela Seduh. Outra mudança solicitada há muito tempo pela população foi a busca de dados pelo endereço do lote, baixando somente as informações desejadas.

Além disso, o conjunto de programas para desenvolvimento do portal foi atualizado com a nova versão. Isso possibilitou a emissão de relatórios e a elaboração de análises mais complexas. Por exemplo, contribuiu para a emissão de aproximadamente mil certidões de parâmetros urbanísticos, cerca de 10 mil cotas de soleira e mais de 2 mil consultas preliminares ao enquadramento do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot).

Desde que foi lançado pela Seduh, em setembro de 2016, o portal já contabilizou 1.702.386 acessos até abril deste ano. Isso porque é usado tanto por técnicos do governo quanto pela população interessada em pesquisar informações urbanísticas, como arquitetos e engenheiros.

Informações
O site oferece acesso a dados georreferenciados do território e da população do DF. Com isso, reúne informações sobre diferentes referenciais, como áreas passíveis de regularização, linhas do metrô, obras públicas, entre outras, com todas as informações em um mesmo espaço e disponibilidade para quem tiver interesse em acessar.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A ferramenta, desenvolvida e gerida pela Seduh, possui atualmente cerca de 174 opções de acesso a dados públicos e 46 institucionais. A busca pode ter recorte amplo, por setores e região administrativa, ou mais detalhado, como quadras, conjuntos e lotes.

Outros órgãos podem solicitar a inclusão de dados no Geoportal. Para tirar dúvidas sobre a plataforma, as perguntas podem ser enviadas ao e-mail geoportal@seduh.df.gov.br.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação