07/04/2022 às 19:59

GDF desenvolve parcerias para ampliar cuidado com saúde da população

Projetos com a iniciativa privada buscam melhorar as condições de distribuição de medicamentos, normas sanitárias nos hospitais e o descarte de resíduos com proteção ao meio ambiente

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

No Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta quinta-feira (7), a Secretaria de Estado de Projetos Especiais do Distrito Federal (Sepe) destaca projetos de parcerias público-privadas (PPPs) em fase de desenvolvimento junto à pasta com o objetivo de cuidar da saúde da população.

Hospital de Santa Maria, uma das unidades hospitalares que serão atendidas pela parceria com a iniciativa privada no serviço de lavanderia | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“Essa gestão, por intermédio da SEPE tem o objetivo de trazer o máximo de contribuição direta e indireta aos projetos que visem proteção à saúde pública, ao meio ambiente e às gerações futuras”, destaca o secretário de Projetos Especiais, Roberto Andrade.

Com as parcerias com o setor privado é possível buscar investimentos para o desenvolvimento de toda a região, em um período em que o país vive um aumento das necessidades e redução de recursos. Um dos projetos em andamento é o Logística de Medicamentos. O objetivo dele é centralizar e integrar a distribuição de suprimentos e insumos para unidades de saúde pública do DF.

[Olho texto=”“Essa gestão, por intermédio da SEPE tem o objetivo de trazer o máximo de contribuição direta e indireta aos projetos que visem proteção à saúde pública, ao meio ambiente e às gerações futuras” – Roberto Andrade, secretário de Projetos Especiais” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A concretização desse projeto trará maior qualidade à gestão de insumos e medicamentos e uma melhor distribuição nos pontos de atendimento, beneficiando a população que diariamente procura os hospitais e unidades de saúde no Distrito Federal.

Lavanderias hospitalares

O projeto das Lavanderias Hospitalares busca entregar melhorias à população aumentando a fiscalização às normas de higiene nos hospitais e a redução de infecções hospitalares.

Com a implementação dessa parceria, o Distrito Federal oferecerá maior conforto aos pacientes internados nas unidades de saúde pública, em observância às normas sanitárias, sem deixar de lado a busca pela modernização de procedimentos e a redução de custos com água, por exemplo. Um dos hospitais beneficiados com o projeto será o Hospital de Santa Maria.

Resíduos sólidos

Adicionalmente, outros projetos desenvolvidos pela Sepe têm estreita relação com as condições de saúde da população do Distrito Federal, a exemplo dos programas que contemplam os projetos de resíduos sólidos/saneamento, como o projeto de Ecoparques e do Aterro Sanitário de Brasília.

A falta de manejo adequado e incorreta destinação final de resíduos são fatores que comprometem a saúde pública. A implantação dos projetos de Ecoparques e do Aterro Sanitário permitirá, além do correto tratamento de resíduos, melhorias na condição de saúde da população do Distrito Federal, com a redução de casos de doenças decorrentes de emissões de gases nocivos e contaminação de lençol freático, que compromete o saneamento básico.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Confira mais detalhes sobre cada um dos projetos clicando nos links ao lado.

 

 

*Com informações da Secretaria de Projetos Especiais do DF