08/04/2022 às 09:33

DF Livre de Carcaças retira sete veículos abandonados na Asa Sul

Pedido para retirada partiu dos moradores da Quadra 314; população pode solicitar o serviço por e-mail

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Equipes da operação DF Livre de Carcaças retiraram sete carros abandonados na Quadra 314 da Asa Sul. Com a ação, chega a 830 o total de veículos retirados das ruas do DF desde o lançamento da operação, em fevereiro de 2020. “A retirada das carcaças de carros abandonados é louvável, medida de extrema relevância para a conservação da saúde pública da nossa comunidade”, comemora a prefeita da quadra, Tereza Farah.

População do DF pode contribuir com o repasse de informações à Secretaria de Segurança Pública sobre carcaças abandonadas | Foto: Divulgação/SSP-DF

A solicitação para a retirada, feita pelos moradores da quadra, foi atendida nesta quinta-feira (7), após envio de e-mails para a coordenação das unidades do Conselho de Segurança (Conseg) da Secretaria de Segurança Pública  (SSP). A ação está alinhada às iniciativas do Governo do Distrito Federal (GDF) para redução e controle dos casos de dengue e demais arboviroses, por meio da Sala Distrital Permanente de Coordenação e Controle das Ações de Enfrentamento às Doenças Transmitidas pelo Aedes (SDCC).

“Os veículos foram abandonados em estacionamentos públicos. Além de serem possíveis criadouros do Aedes aegypti, eles podiam funcionar como esconderijos ou pontos para usuários de drogas, Desta forma, a retirada dos materiais impacta a sensação de segurança dos moradores e pedestres que passam pelo local”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Sob coordenação da SSP, a DF Livre de Carcaças reúne as secretarias de Cidades, Executiva de Políticas Públicas e DF Legal, além de Detran, Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) da Secretaria de Saúde, Novacap e Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Participação popular

A população do DF pode contribuir com o repasse de informações sobre carcaças abandonadas. Basta enviar um e-mail para conseg@ssp.df.gov.br, com fotos, endereço e ponto de referência que facilite a localização do material. “Importante ressaltar que os carros abandonados devem apresentar características de abandono, como vidros abertos ou quebrados”, lembra  o coordenador dos conselhos de segurança  na SSP, Marcelo Batista.

*Com informações da SSP