09/04/2022 às 14:47

Em dois anos, Distrito Federal registra 4.936 veículos recuperados

A Polícia Militar consegue localizar, em até 72 horas, 68% dos carros furtados ou roubados

Por Petronilo Oliveira, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) recuperou 4.936 veículos em 2020 e 2021. O número supera a quantidade de carros roubados ou furtados no Distrito Federal (4.251) no mesmo período, considerando os automóveis que, subtraídos em anos anteriores, ainda não haviam sido encontrados. Do total de carros furtados ou roubados na região, a PMDF consegue localizar 68% em até 72 horas. Esses números resultam, segundo a corporação, de uma logística integrada entre vários setores da PMDF e do repasse de informações da população.

Veículos são localizados por meio do policiamento ostensivo, realizado de forma ininterrupta, ou de ações decorrentes do serviço de inteligência da instituição | Foto: Divulgação/PMDF

[Olho texto=”“Na maioria dos casos, os infratores falsificam a placa dos carros,  por isso é importante observar dados como adesivos, arranhões marcantes, enfim, características peculiares que venham a facilitar a busca” – Coronel Edvã Sousa, chefe do Centro de Comunicação Social da PMDF” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Quando a pessoa tem o carro roubado e liga rapidamente para o 190, o agente que receber a demanda já espalha para todos os locais estratégicos onde estão posicionadas equipes da corporação. Com isso, temos mais chance de localizar o veículo, e também o criminoso, o quanto antes”, explica o chefe do Centro de Comunicação Social da PMDF, coronel Edvã Sousa. Ele orienta que a população sempre busque a Polícia Civil do DF para fazer o boletim de ocorrência.

Os veículos são recuperados em todo o Distrito Federal. Localizá-los é possível por meio do policiamento ostensivo, realizado de forma ininterrupta, ou de ações decorrentes do serviço de inteligência da instituição.

“Qualquer pessoa pode ver que há viaturas da PM circulando o dia todo, e uma das razões dessa mobilização é justamente localizar veículos roubados. Conferimos o número dos chassis e ficamos de olho nos detalhes que a vítima nos passa”, afirma o coronel. “Na maioria dos casos, os infratores falsificam a placa dos carros,  por isso é importante observar dados como adesivos, arranhões marcantes, enfim, características peculiares que venham a facilitar a busca.”

Plano Piloto, Ceilândia e Taguatinga são as regiões administrativas com maior número de veículos roubados no Distrito Federal. O chefe do Centro de Comunicação conta que a maioria dos carros roubados é encontrada, posteriormente, na Estrutural.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Brasília tem um grande número de vítimas, pois muitos estacionam seus carros em centros comerciais de manhã e só saem na hora do almoço ou no fim de expediente. Nesse intervalo, os criminosos agem. Ceilândia e Taguatinga são setores muito populosos, e por isso registram mais crimes”, explica o chefe do Centro de Comunicação Social da PMDF.

Parceria com a população

O coronel lamenta a frequência de trotes nas ligações pelo 190. “É muita gente fazendo isso. Deslocamos viaturas para esses casos falsos, quando poderíamos estar atendendo ou buscando resolver crimes que ocorreram de verdade.” Ele ressalta a importância de parceria com a população para resultados cada vez melhores: “A Polícia Militar do Distrito Federal é amiga, parceira da população”.