11/04/2022 às 19:00, atualizado em 11/04/2022 às 19:37

GDF Presente contém erosão atrás de quadra de esportes no Guará

No Setor de Múltiplas Atividades Sul (SMAS), a terra cedeu e uma vala se abriu, colocando em risco a área de lazer de moradores da região

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

O período de chuvas torrenciais e frequentes em Brasília passou. Mas os estragos causados por elas em vários pontos das cidades ficaram. O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do programa de obras GDF Presente, vem monitorando os problemas e fazendo as reformas nas regiões administrativas. Esta semana, a equipe do Polo Central conteve uma erosão de terra que se abriu no Setor de Múltiplas Atividades Sul (SMAS), atrás do Carrefour, no Guará.

Uma vala foi aberta para a passagem da água das chuvas, evitando que o terreno seja novamente colocado em risco | Foto: Divulgação/GDF Presente

No terreno, há uma quadra poliesportiva em fase de reconstrução. Abandonado por alguns anos, o espaço ganhou piso e alambrados novos, além da recuperação do restante dos equipamentos. Em uma das laterais, no entanto, a força das chuvas fez com que a terra começasse a ceder, colocando em risco a estrutura reconstruída.

“Além da comunidade, o espaço recuperado vai servir de lazer até para quem trabalha nas empresas da região, que poderá utilizá-lo como lazer no intervalo do almoço ou no final do expediente”, aposta o coordenador do Polo Central do GDF Presente, Carlos Alberto Alves.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Com uma retroescavadeira, foi aberta uma vala para a passagem da água das chuvas, evitando que o terreno seja novamente colocado em risco. Meios-fios também serão colocados por lá para ajudar no redirecionamento das águas pluviais. “Com essas obras, esperamos promover mais segurança na prática de esportes e atividades ao ar livre, com qualidade de vida e bem-estar”, afirma a administradora do Guará, Luciane Quintana. Confira o vídeo com outras ações do GDF Presente:

O advogado Marcelino Gaudêncio, 48 anos, mora em um condomínio em frente à área da quadra. Para ele, a recuperação e a conservação dos espaços e equipamentos públicos valorizam os imóveis na região e oferecem uma vida mais saudável para crianças e jovens. “Ocupar esses terrenos evita que eles sejam usados para coisas erradas, como o uso e ocupação por usuários de drogas”, acredita.

GDF Presente contém erosão atrás de quadra de esportes no Guará