13/04/2022 às 11:34

25 mil litros de água serão disponibilizados na Via-Sacra, em Planaltina

Com público estimado em 100 mil pessoas, evento contará com pontos móveis de hidratação disponíveis ao público

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”Um caminhão-pipa com 10 mil litros de água será utilizado para reabastecer as instalações” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Um importante momento na história de Brasília está se aproximando. Após dois anos sem a presença de fiéis, a Via-Sacra com a encenação da Paixão de Cristo volta a ser apresentada no Morro da Capelinha, em Planaltina. Na sexta-feira (15), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) responderá por parte da estrutura montada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para garantir a segurança e o conforto das 100 mil pessoas esperadas na cerimônia, que é realizada há 49 anos.

Caesb participará da festividade religiosa com pontos de distribuição de água | Foto: Divulgação/Caesb

A Caesb disponibilizará 25 mil litros de água para todos que participarão do evento – atores, público em geral e equipes em serviço. Colaboradores da companhia distribuirão a água instalada em seis unidades móveis. Além de dois caminhões com 5 mil litros de água cada, haverá quatro caixas-d’água de 500 litros disponíveis.

Também haverá duas unidades fixas para os atores e duas destinadas ao pessoal de atendimento da área da saúde. Para o reabastecimento das caixas instaladas, será designado um caminhão-pipa de 10 mil litros de água. Serão distribuídos, ainda, 7,2 mil copos de 200 ml para as equipes que trabalharão no evento.

A cerimônia está prevista para começar às 15h e terminar às 21h. Em razão das temperaturas elevadas e da baixa umidade, recomenda-se utilizar roupas leves e claras, levar alimentos de consumo fácil, usar protetor solar e, principalmente, cuidar da hidratação. Equipes da Caesb sugerem que cada um leve sua própria garrafa de água reciclável para reduzir o lixo produzido e manter o espaço livre de copos e garrafas plásticas descartáveis.

Funcionamento 

Durante o ponto facultativo da quinta-feira (14) e o feriado de Sexta-Feira Santa (15), os escritórios de atendimento e os postos Na Hora da Caesb não funcionarão. Equipes de plantão estarão disponíveis para atendimento emergencial.

Caso o cliente necessite de algum serviço, poderá utilizar o site da Caesb, os aplicativos disponíveis para sistemas IOS e AndroidAgência Virtual e pela Central de Atendimento, telefone 115.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Por meio do aplicativo e do site, é possível consultar segunda via de conta, histórico de consumo, simulação de tarifa e situação de débitos. Também são oferecidos serviços como revisão de contas, alteração de titularidade e de vencimento e autoleitura de hidrômetro.

O app permite também informar vazamento de hidrômetro, solicitar desobstrução de esgoto e acompanhar os atendimentos. Avisos de falta d’água, dados da qualidade da água no Lago Paranoá e a possibilidade de informar vazamento de água ou esgoto na rua são outras opções disponíveis.

* Com informações da Caesb