13/04/2022 às 07:10

Certificado atesta confiabilidade do laboratório do Hospital de Base

HBDF recebe, pelo terceiro ano consecutivo, certificação da Controllab, sendo avaliado como ótimo na execução dos ensaios de proficiência laboratorial com amostras mensais enviadas por todo o ano

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

[Olho texto=”“Validar e atestar como ótima a realização das análises laboratoriais é importante para que tenhamos a certeza de que estamos prestando o melhor atendimento aos usuários dos serviços de saúde do instituto” – Mariela Souza de Jesus, diretora-presidente interina do Iges-DF” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O Laboratório Clínico do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o certificado de proficiência Controllab – Ensaio de Proficiência Clínico, que tem a chancela da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML). A certificação, referente à atuação em 2021, demonstra a confiabilidade do laboratório em relação aos resultados e o ótimo desempenho para executar análises de exames.

Farmacêutica bioquímica e chefe do laboratório, Lara Cristina Ferreira Malheiros contabilizou em 2021 a realização de mais de 1,8 milhão de exames. Em 2022, só no primeiro trimestre, já foram realizados 452.240. A equipe do laboratório conta com 91 colaboradores, entre recepcionistas, assistentes administrativos, auxiliares e técnicos de laboratório, analistas microbiologistas, médicos e analistas clínicos (biomédicos e farmacêuticos bioquímicos).

O setor realiza exames de bioquímica, hematologia, líquidos corporais, imunologia, hormônios, parasitologia, urinálise e microbiologia, com demandas de média e alta complexidade, para diagnóstico, prognóstico e acompanhamento de pacientes oriundos das especialidades médicas de oncologia, nefrologia, ortopedia, cardiologia e demais especialidades.

Em 2021, o Laboratório Clínico do HBDF realizou mais de 1,8 milhão de exames. Em 2022, só no primeiro trimestre, já foram realizados 452.240 | Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

Melhoria contínua

Mariela Souza de Jesus, diretora-presidente interina do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), gestor do HBDF, ressalta a importância de participar dessa avaliação de rotina, feita por empresa especializada, como uma condição para atestar a qualidade dos serviços prestados no laboratório do Hospital de Base.

“Validar e atestar como ótima a realização das análises laboratoriais é importante para que tenhamos a certeza de que estamos prestando o melhor atendimento aos usuários dos serviços de saúde do Iges-DF”, afirma Mariela Souza.

[Olho texto=”“Receber, pelo terceiro ano seguido, o certificado da Controllab demonstra que prezamos pela qualidade de nossos serviços” – Isabella Baptista Mariano, analista de qualidade do Laboratório Clínico” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Segundo Lara Cristina, a participação em um programa de proficiência é um elemento fundamental no processo de melhoria contínua dos processos. “Significa uma gestão comprometida com a qualidade, que auxilia na promoção do conhecimento dos processos de análise. A certificação demonstra a confiabilidade do laboratório em relação aos resultados e o ótimo desempenho para executar análises de exames”, disse.

A profissional cita que, entre os requisitos da certificação, estão avaliar a eficiência do controle externo e assegurar sua adequação em métodos específicos; avaliar e monitorar o desempenho do laboratório; identificar acertos e conformidades; determinar as características de desempenho de métodos já estabelecidos e/ou novos métodos e tecnologias e prover ações corretivas/preventivas.

“Também é importante ressaltar que ter o certificado de proficiência é obrigatório, por exigência de órgãos regulamentadores, como pré-requisito de processos de licitações, para credenciamento junto às principais instituições de pesquisa e também um diferencial frente a outros laboratórios”, ressalta.

“Receber, pelo terceiro ano seguido, o certificado da Controllab demonstra que prezamos pela qualidade de nossos serviços”, diz a analista de qualidade do Laboratório Clínico, Isabella Baptista Mariano Hiyane, que faz o acompanhamento dos resultados.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Como é feita a avaliação

Em cumprimento à RDC/302-2005 Anvisa, o Laboratório Clínico do Hospital de Base possui contrato de ensaio de proficiência com a empresa Controllab. Mensalmente, são enviadas amostras biológicas padrão para realizar o controle de qualidade externo. É necessário obter desempenho ótimo em suas análises clínicas.

A participação do laboratório anualmente, contínua e assídua durante os 12 meses, na execução dos ensaios de proficiência laboratoriais, com desempenho avaliado como ótimo, permite à empresa Controllab emitir o Certificado de Proficiência em ensaios laboratoriais.

Nesta última avaliação, o HBDF cumpriu satisfatoriamente todas as análises de proficiência clínica nas amostras enviadas mensalmente pela empresa Controllab para a realização dos 112 ensaios (exames).

*Com informações do Iges-DF