16/04/2022 às 10:29, atualizado em 16/04/2022 às 20:03

Mais de 2 mil motociclistas treinados sobre primeiros socorros

Capacitação gratuita para civis e militares é promovida pelo Corpo de Bombeiros desde 2015, com orientações de direção defensiva

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Foi há dois meses. Na Estrada Parque Núcleo Bandeirante, próximo ao viaduto que dá acesso a Taguatinga. Naquele final de tarde chuvosa, com pista molhada e bastante óleo, um motociclista perde o controle e vai de encontro ao asfalto. Não demora e a vítima é cercada de companheiros. Um deles, Jullyanderson Felipe da Silva Ribeiro, 26 anos, abriu os braços para ajudar na sinalização da pista e chamar socorro.

Curso gratuito do Corpo de Bombeiros do DF inclui orientações sobre direção defensiva para os motociclistas | Fotos: Paulo H Carvalho/Agência Brasília

A estratégia de salvamento que adotou com agilidade na ocasião foi aprendida no treinamento de primeiros socorros e direção defensiva para motociclistas promovido pelo Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF). Realizado desde 2015 no quartel da corporação no Guará II, a capacitação de civis e militares já formou mais de 2 mil pessoas.

“Foi de extrema importância esse treinamento. Tinha acabado de tirar a carteira e me considerava um motociclista inexperiente. Inclusive, já tinha passado por situações de risco. Precisava de orientações”, agradece Jullyanderson Felipe, que trabalha oito horas por dia em cima de uma moto.

[Olho texto=”Os interessados nas próximas aulas dos módulos – Básico, Intermediário e Avançado – devem ficar atentos às informações disponíveis no site do Corpo de Bombeiros ou pelo telefone (61) 98167-7075″ assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“O foco principal é a direção defensiva e noções de primeiros socorros. Brasília é uma cidade movimentada, com grande fluxo de veículos, então resolvemos treinar os motociclistas. Percebemos que as primeiras pessoas a chegar ao local de acidente são eles”, explica o sargento do Grupamento de Atendimento à Emergência Pré-Hospitalar (GAEPH), do CBMDF, Wagner Luiz da Cruz Machado.

Gratuito, o curso é bastante procurado e já tem turma fechada para este mês de abril, com as 24 vagas disponíveis preenchidas. Os interessados nas próximas aulas dos módulos – Básico, Intermediário e Avançado – devem ficar atentos às informações disponíveis no site do Corpo de Bombeiros ou pelo telefone (61) 98167-7075. Cada módulo tem a duração de um dia.

Alguns requisitos são importantes, como ter moto e comparecer pessoalmente ao quartel para fazer a inscrição, portando Carteira Nacional de Habilitação. Ao todo, 18 militares ajudam no treinamento. “É importante que cada um dos participantes esteja habilitado e leve sua moto, que não precisa, necessariamente, estar no nome do aluno”, avisa o sargento Wagner.

“Um minuto esperando socorro é muita coisa, daí a importância das motocicletas de resgates, que têm tempo de resposta de três minutos”, afirma o sargento Wagner Machado

Tempo que vale ouro

Desde 2009 que o CBMDF adota as motocicletas de resgates para atender as vítimas de acidente no dia a dia. Só em 2021, por exemplo, foram 1.045 atendimentos feitos pela corporação, que conta atualmente com 42 motocicletas, sendo 20 delas exclusivas para o treinamento.

Este ano, já foram mais de 100 casos. Os militares que participam das orientações precisam ter na bagagem, pelo menos, dois pré-requisitos importantes: saber pilotar moto e ter curso na área de atendimento pré-hospitalar.

As motocicletas de resgastes são ferramentas importantes para furar o bloqueio de um trânsito carregado e bastante congestionado em casos de acidente. Um trabalho que conta também com a ajuda de civis preparados, a exemplo do jovem motociclista Jullyanderson.

“Um minuto esperando socorro é muita coisa, daí a importância das motocicletas de resgates, que têm tempo de resposta de três minutos. Em caso de parada cardíaca ou parada respiratória, por exemplo, são minutos valiosos”, observa o sargento Wagner. “Antes, os treinamentos eram direcionados apenas para militares. Depois que a gente abriu para o público externo, ensinando as pessoas, diminuiu nosso trabalho”, avalia o militar.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Entre as recomendações dadas pelos bombeiros do GAEPH é que só em casos raríssimos se deve tirar o capacete de um acidentado. O mesmo vale para a remoção da vítima do local do acidente. Noções de como pilotar as motos pelas vias também fazem parte do treinamento.

“Remover o capacete só em casos extremos, quando houver secreção ou notar que se a vítima continuar com esse utensílio pode piorar sua situação. Por isso a importância desse treinamento, que permite avaliar situações como essa”, destaca o sargento Wagner. “Após fazer o curso, me senti mais preparado para circular pela cidade. Tudo que aprendi nesse treinamento aplico no meu dia a dia no trânsito”, afirma o motociclista Jullyanderson.

Serviço
Treinamento gratuito de primeiros socorros e direção defensiva para motociclistas do Corpo de Bombeiros do DF
– Informações sobre a ação no site no site do Corpo de Bombeiros ou pelo telefone funcional: (61) 9 8167-7075
– Ação ocorre no Grupamento de Atendimento à Emergência Pré-Hospitalar (GAEPH), do CBMDF, localizado no Polo de Modas do Guará II

Mais de 2 mil motociclistas treinados sobre primeiros socorros