18/04/2022 às 16:24, atualizado em 18/04/2022 às 16:52

Recolhidas 75 toneladas de entulho e lixo verde das ruas

Ação conjunta do GDF Presente retira material acumulado em pontos da Vila Planalto, Vila Telebrasília e Asa Sul

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Com o objetivo de deixar as ruas do Plano Piloto limpas, o GDF Presente passou por Vila Planalto, Vila Telebrasília e Asa Sul recolhendo entulho e lixo verde. Ao todo, o trabalho garantiu a retirada de 75 toneladas de materiais acumulados nos bairros.

Colchões, pedaços de móveis, um sofá e muitos itens inservíveis foram retirados na Vila Planalto | Fotos: GDF Presente

Os serviços foram executados em ação conjunta com os moradores, que reuniram o material descartado em áreas específicas para ser retirado pela zeladoria do governo. “Nós participamos dos grupos da própria comunidade; eles vão passando as demandas e vamos atendendo”, explica o coordenador do Polo Central do GDF Presente, Alexandro César. Dessa vez, o serviço foi solicitado por moradores das vilas Planalto e Telebrasília.

Na Vila Telebrasília, a maior parte do material removido foi de lixo verde

A ação na Vila Planalto também teve como objetivo preparar a cidade para a festa de aniversário. Sofás, colchões, guarda-roupas e lixo em geral foram recolhidos na rua do Clube Unidade Vizinhança, na Área Especial da Rua do Campo, totalizando 24 toneladas.

Já na Vila Telebrasília, o trabalho ocorreu próximo à Praça da Resistência. A população fez podas de árvores e deixou as galhagens em frente à igreja Assembleia de Deus Manancial da Vida. Foram recolhidas 11 toneladas de lixo verde.

Morador da Vila Telebrasília há 35 anos, Antônio Alberto dos Santos elogia a ação do GDF Presente. “Temos uma grande parceria”, diz. “Eles fazem a limpeza, a poda, recolhem entulho. É um braço do governo que sempre nos atende”.

Confira outras ações do GDF Presente:

Asa Sul

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

As quadras 700 da Asa Sul também receberam a ação de recolhimento de entulho. “Tinha muito lixo verde, galhada, material inservível, como sofá, cama velha, vaso sanitário”, informa o coordenador do Polo Central. “Estamos aqui na missão de deixar as quadras prontas para que os moradores possam ter a circulação do jeito que merecem”.

A administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, reforça a importância da ação do programa do GDF que cuida da cidade: “A comunidade do Plano Piloto agradece as ações do GDF Presente para recolhimento de entulho e lixo verde. O acúmulo desses resíduos gera vários transtornos. A retirada evita o acúmulo, infestações por pragas e deixa a cidade bonita e caminhável, como precisa ser”.

Recolhidas 75 toneladas de entulho e lixo verde das ruas