28/04/2022 às 07:09, atualizado em 28/04/2022 às 16:26

Professores poderão participar de oficinas de educação continuada

Em uma ação inédita, serão beneficiados docentes de GO, MA, MT, MS, RO e TO, além do Distrito Federal; inscrições começam nesta quinta (28)

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

O Dia Mundial da Educação traz uma excelente notícia para os professores das redes públicas estaduais e distrital de ensino das unidades da Federação que integram o Consórcio Brasil Central (BrC): eles poderão participar de oficinas de educação continuada a distância promovidas pela Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais de Educação (Eape), vinculada à Secretaria de Educação (SEE). Fazem parte do BrC os estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins, além do Distrito Federal.

[Olho texto=”“Não haverá um futuro melhor sem uma educação de qualidade. Essas oficinas somam-se aos esforços dos estados da nossa região para dar melhores condições de trabalho aos nossos heróis, professores”” assinatura=”Governador Ibaneis Rocha” esquerda_direita_centro=”direita”]

Serão 87 oficinas, com 30 ou 40 horas cada, pela manhã ou à tarde, desde a área das etapas da creche, da educação infantil, até socioeducação e todas as áreas que competem ao magistério. Os interessados poderão escolher participar entre abril e junho ou entre agosto e dezembro deste ano. O trabalho será por meio das plataformas Zoom ou Microsoft Teams, enquanto as ações de coordenação vão ocorrer com transmissão pelo canal da Eape no YouTube. Os temas serão diversificados, voltados a todas as etapas e modalidades educacionais (confira aqui).

“Não haverá um futuro melhor sem uma educação de qualidade. Essas oficinas somam-se aos esforços dos estados da nossa região para dar melhores condições de trabalho aos nossos heróis, professores”, disse o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, presidente do BrC.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, afirma que a iniciativa é uma importante contribuição do Governo do Distrito Federal às redes públicas de ensino. “Educação de qualidade para os nossos estudantes só existe com a formação adequada por parte dos professores. É necessária uma atualização constante e o poder público precisa viabilizar os meios. Tudo muda muito rápido. Nós, educadores, temos de acompanhar as inovações”, declara.

[Olho texto=”“Que essa parceria seja a primeira de uma série de iniciativas similares envolvendo não só os integrantes do BrC, mas também os demais estados”” assinatura=”Hélvia Paranaguá, secretária de Educação” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Muitas vezes, precisamos até nos reinventar, como aconteceu por força da pandemia, no período de ensino remoto. Que essa parceria seja a primeira de uma série de iniciativas similares envolvendo não só os integrantes do BcR, mas também os demais estados”, completa a secretária.

Para a subsecretária da Eape, Graça de Paula, além da formação, há a troca de experiências. “A dinâmica o permite, mesmo de forma online, tanto para os formadores quanto para os cursistas. Um desafio a ser vencido em um estado pode já ter sido superado em outro e servir como exemplo de boa prática”, diz.

Ela aponta que outro aspecto muito relevante é o bom uso dos recursos públicos: “A Eape está colocando sua expertise e estrutura a serviço de outros estados. No futuro, esses estados também poderão ofertar aos nossos profissionais alguma ação, serviço ou apoio do qual ainda não dispomos”,.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O projeto tem como objetivo contribuir com a formação continuada dos docentes, por meio de inovação tecnológica com atendimentos feitos a distância. “Este projeto propicia a união de todos os estados consorciados do BrC, por meio da experiência exitosa já desenvolvida na Eape do Distrito Federal. Com ele, levamos formação a tantos outros profissionais, afinal a educação é a base de tudo”, reforça o secretário-executivo do BrC, José Eduardo Pereira.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas a partir desta quinta-feira (28), por intermédio das próprias secretarias de Educação. Cada município vai designar como deve ser feita a solicitação e organizar uma lista dos professores que vão participar das oficinas. Em seguida, as pastas deverão enviar as informações para o e-mail da Eape: consorcio.eape@edu.se.df.gov.br.

O objetivo do BrC é promover o desenvolvimento econômico e social da região, de forma integrada e por meio da cooperação entre as unidades federativas participantes, tornando-a mais competitiva.

Criado em 3 de julho de 2015, o BrC tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável e integrado dos estados membros, formular políticas regionais e viabilizar projetos, parcerias e recursos.

*Com informações da Secretaria de Educação