29/04/2022 às 16:42, atualizado em 29/04/2022 às 18:32

Concurso seleciona desenhos de estudantes para compor livro

Alunos do ensino médio podem se inscrever até 22 de maio. Vencedores terão suas criações incluídas em publicação comemorativa aos 60 anos do Conselho de Educação do DF

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

O concurso de desenho do Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF) já está com as inscrições abertas. Realizada em parceria com a Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), vinculada à Secretaria de Educação, a iniciativa vai selecionar e premiar desenhos que comporão a identidade visual do livro comemorativo aos 60 anos do CEDF. Podem participar alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares e as inscrições são feitas pelo site do conselho, onde também pode ser conferido o edital.

Alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares podem participar do concurso, que vai selecionar seis desenhos | Foto: Divulgação SEEDF

Segundo o presidente do CEDF, Mário Sérgio Mafra, o projeto, “além de ser pensado no contexto do protagonismo estudantil, como homenagem aos 60 anos do conselho, é também uma contribuição para a cultura de paz nas escolas do Distrito Federal”. “Esperamos revelar novos talentos e incentivar trajetórias profissionais de sucesso”, destaca o dirigente.

Durante a competição, serão selecionados seis desenhos: um deles para integrar a capa do livro e os outros cinco para ilustrar cada capítulo da obra. O desenho vencedor constituirá a identidade visual, que também será utilizada em documentos, mídias, portais e materiais gráficos do CEDF.

[Olho texto=”O desenho vencedor constituirá a identidade visual, que também será utilizada em documentos, mídias, portais e materiais gráficos do CEDF” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A avaliação e a divulgação final ocorrem no dia 15 de junho. A comissão julgadora, composta por integrantes do Conselho de Educação, da UnDF e por artistas convidados, fará a avaliação da primeira fase. Já a segunda fase será feita por voto popular, também por meio do site do conselho.

Inscrição

Para a inscrição, é necessário preencher o formulário presente no anexo I do edital, e submetê-lo com o desenho. Para os menores de idade, é necessário apresentar autorização dos pais ou responsável. Após o preenchimento, o candidato receberá um e-mail automático com a confirmação da inscrição.

Os documentos deverão ser digitalizados em PNG, JPEG ou PDF. Cada arquivo não poderá ser maior que 10 MB. Ambos devem ser nomeados com o nome do aluno, como: “Nomedoaluno.jpeg”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O aluno vencedor participará da mesa de lançamento do livro, na XVII Conferência de Educação do DF, dias 17 e 18 de agosto deste ano. O autor do desenho vencedor receberá ainda um certificado e terá seu nome divulgado no site do CEDF e em eventos relacionados ao órgão.

Critérios para avaliação dos desenhos

– Criatividade: o desenho deve ser elaborado com inovação conceitual e técnica
– Fidelidade ao tema: a ilustração deve estabelecer relação explícita à temática dos 60 anos do CEDF
– Aplicabilidade: visa ter possibilidade de diferentes aplicações em mídias impressas e digitais do desenho avaliado
– Originalidade: o desenho deve ter uma desvinculação de outras marcas já existentes
– Comunicabilidade: o desenho deve ser conciso, ter universalidade. A marca precisa deixar clara a ideia proposta
– Qualidade artística: o projeto deve ter qualidade na elaboração do desenho.

*Com informações da Secretaria de Educação do DF