07/05/2022 às 10:26, atualizado em 07/05/2022 às 10:52

Concluída a renovação do asfalto no Pistão Sul

Usuários de uma das pistas mais importantes de Taguatinga Sul elogiam a ação, que inclui a sinalização da via

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) finalizou o serviço de renovação do pavimento asfáltico nos pontos mais críticos de uma das principais vias de Taguatinga: o Pistão Sul. Foram cerca de 5,3 km de extensão recuperados, indo do trecho do viaduto da Estação de Metrô Taguatinga Sul até a EPMB e fazendo o sentido inverso, passando em frente à Universidade Católica e regiões.

A obra consistiu na retirada dos trechos deteriorados de asfalto, seguida do preenchimento dos espaços com nova camada de capa asfáltica | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

A próxima etapa será a colocação de sinalização horizontal. O trabalho vai beneficiar cerca de 60 mil motoristas que circulam pelo local diariamente – gente como o consultor ambiental Leonardo Vieira da Silva, 35 anos. “Passo muito por essa via e estava precisando mesmo”, comenta. “Era até difícil de circular e, com essa nova pista, a circulação dos carros vai fluir melhor”.

Executada pelo próprio DER, com maquinário e servidores do órgão, a obra consistiu na retirada dos trechos deteriorados de asfalto – técnica chamada de fresagem descontinuada –, seguida do preenchimento dos espaços com uma nova camada de capa asfáltica. O valor total do investimento para o serviço é de R$ 700 mil.

“É um trecho que estava danificado havia muito tempo e precisava dessa intervenção rápida do DER, porque ações de tapar buracos não atendiam mais”, explica o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Júnior. “É um serviço muito importante, trabalho realizado em grande parte à noite, para poder evitar os transtornos, e necessário para melhorar a condição do pavimento”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Vendedor de uma concessionária em frente ao Pistão Sul, Rafael Carlos Furtunato, 28 anos, desde criança transita pela movimentada via. Conhece como poucos os vários trechos da pista e estava incomodado com os buracos e as ondulações no local. “A pista danificada estraga muito os carros, causando até acidente, e atrapalha o fluxo do trânsito”, observa. “Estava crítica a situação do pistão, mas agora melhorou bastante”.

Obras paralelas

A renovação do asfalto em Taguatinga Sul também atingiu outros pontos da cidade. No Setor E, Área Especial 1 e 17, ao redor do Hospital Santa Marta, cerca de 1,4 mil metros de asfalto estão sendo recapeados. Os serviços no local começaram na terça-feira (3).

Trabalham no local 12 homens, entre servidores do DER e funcionários de empresa terceirizada, além de várias máquinas pesadas, como cavadora e compactadora e rolo compactador.

“Estava precisando mesmo, porque aqui passa muitas ambulâncias levando pacientes; e, com o asfalto irregular, não pode, né?”, chama a atenção Marilene Gonçalves Mota, 50 anos, há mais de 20 morando na região. “Acaba que a gente, que mora no setor, é beneficiado também. Passo nesse trecho em que estão arrumando todos os dias”.

Concluída a renovação do asfalto no Pistão Sul