10/05/2022 às 19:44

Centro de Manipulação de Quimioterápicos completa um ano

Atendimentos ambulatoriais e de internação na unidade do HBDF chegam a até 4 mil por mês

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Seis farmacêuticos oncológicos e seis técnicos de farmácia operam o Centro de Manipulação de Quimioterápicos do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), que completa nesta terça (10) um ano desde que passou a operar no hospital. A central conta com duas capelas de manipulação farmacêutica e atende entre 3.500 e 4.000 bolsas por mês, funcionando todos os dias, inclusive aos fins de semana, das 9h às 19h.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Juliana Ribeiro dos Santos, farmacêutica oncologista do centro, explica que as capelas contam com controle de temperatura, umidade e pressão para que as manipulações sejam feitas de forma assertiva. “Tomamos todas as precauções para que o medicamento manipulado seja entregue com qualidade e segurança para o paciente” explicou.

Marilize Espindola, chefe do núcleo de insumos farmacêuticos do HBDF, comemorou ainda o fato de o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF) ter adquirido, para a farmácia das suas unidades, um quimioterápico importado inédito, a bleomicina, antineoplásico utilizado para o tratamento de Linfoma de Hodgkin e câncer de testículo.