10/05/2022 às 08:20, atualizado em 10/05/2022 às 08:47

Novo retorno vai desafogar trânsito na Epia, próximo ao Cruzeiro

Intervenção na altura do Hospital São Mateus beneficiará cerca de 200 mil motoristas que passam pelo local diariamente

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Pequena no tamanho, mas grande no benefício. Assim pode ser encarada a obra de abertura de uma faixa de 280 metros, em um dos retornos da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), sentido Sobradinho, na altura do Hospital São Mateus, no Cruzeiro Velho.

A intervenção urbana vai dar mais mobilidade e segurança para os moradores que quiserem ir rumo ao Núcleo Bandeirante ou EPTG | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), cerca de 200 mil motoristas que passam pelo local diariamente serão beneficiados pelo serviço, que teve início em abril deste ano.

[Olho texto=”“Serão beneficiados não só os moradores, mas corporações como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil, que precisam dar a volta num retorno mais à frente ou fazer um desvio dentro do próprio Cruzeiro”” assinatura=”Paulo Izidoro, engenheiro do 2º Distrito do DER-DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

Além de desafogar o trânsito no local, a intervenção urbana vai dar mais mobilidade e segurança para os moradores que quiserem ir rumo ao Núcleo Bandeirante ou EPTG, evitando um enorme desvio dentro da própria cidade ou fazer o retorno até o Viaduto Ayrton Senna.

“Não só os moradores, mas corporações como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil, que precisam dar a volta num retorno mais à frente ou fazer um desvio dentro do próprio Cruzeiro”, explica o engenheiro do 2º Distrito do DER-DF, Paulo Izidoro. “Com a conclusão dessa via exclusiva, todos vão sair do Cruzeiro e pegar a outra pista com segurança”, assegura.

Que o diga a cabeleireira Sônia Moura, 54 anos. “Olha, falo com experiência de quem passa por aqui quatro vezes por dia. Chega uma hora do dia que esse trecho fica impossível”, conta a profissional de beleza, há mais de 50 morando próximo ao local da intervenção urbana. “O alargamento da pista vai melhorar 100%, sobretudo na hora de pico, além de facilitar o acesso para quem quiser ir no sentido oposto”, diz.

O aposentado Ozimar Peixoto da Silva está na expectativa pelo impacto positivo da obra

De abril até a última sexta-feira (6), cerca de 14 profissionais do DER-DF trabalharam na obra, diariamente, para deixar tudo pronto nos próximos dias. A expectativa é de que esta semana, por exemplo, profissionais da empresa façam a pintura de sinalizações horizontais, que são aquelas faixas brancas riscadas no asfalto, para impedir que o trânsito fique embolado. Também esta semana está previsto o assentamento do lado esquerdo da pista.

Enquanto esperava a conclusão da lavagem do carro num lava-jato localizado próximo ao local da obra, o aposentado Ozimar Peixoto da Silva, 70 anos, comentou a importância da intervenção urbana. “A quantidade de carros aqui é enorme e fica bem difícil de fazer o retorno para pegar a pista no outro sentido na hora do rush”, conta. “Tem que funcionar, esperamos que dê certo”, torce.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Um dos entusiastas para a realização dessa demanda antiga dos moradores e comerciantes do Cruzeiro, inclusive com indicação de projeto encaminhado ao governador Ibaneis Rocha, o distrital Reginaldo Sardinha salienta o impacto da intervenção urbana no local. “Esse acesso foi fechado há anos e, quando o governador Ibaneis Rocha esteve na cidade, solicitamos que a passagem fosse restabelecida, o que vai promover melhorias no tráfego na região”, acredita.

Novo retorno vai desafogar trânsito na Epia, próximo ao Cruzeiro