12/05/2022 às 18:22

GDF amplia duração do Prato Cheio para nove meses

Em consequência dos efeitos da pandemia da covid-19, governo decide aumentar período de tempo de recebimento do benefício de segurança alimentar e nutricional, no valor de R$ 250 por parcela

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A partir de agora, o Cartão Prato Cheio passa a ser concedido em nove parcelas de R$ 250. Anteriormente, eram apenas seis, mas o Governo do Distrito Federal (GDF) percebeu a necessidade de ampliação devido aos efeitos econômicos gerados pela pandemia da covid-19.

[Olho texto=”“Trata-se de mais uma resposta rápida do governo para uma área tão sensível, a social” ” assinatura=”Governador Ibaneis Rocha” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Percebemos que as consequências da pandemia exigem mais que seis meses para tirar uma família da situação de insegurança alimentar”, afirma a secretária substituta de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. As famílias beneficiárias do Prato Cheio, lembra a gestora, também recebem a Cesta Verde, com frutas, legumes e verduras, durante esse novo período estabelecido.

Cartão pode ser solicitado em qualquer uma das 29 unidades do Cras | Foto: Divulgação/Sedes

A ampliação na concessão do benefício foi publicada na edição desta quinta-feira (12) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). “Trata-se de mais uma resposta rápida do governo para uma área tão sensível, a área social”, disse o governador Ibaneis Rocha em postagem feita nas redes sociais.

Atendimento

[Numeralha titulo_grande=”4.707 ” texto=”famílias ainda não retiraram o Cartão Prato Cheio nas agências do BRB” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A porta de entrada para solicitação do cartão é uma das 29 unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), onde a pessoa com o Cadastro Único preenchido vai passar por atendimento socioassistencial. Atualmente, 35.240 famílias estão recebendo o benefício do Prato Cheio. Novas concessões, de acordo com o texto publicado nesta quinta-feira, dependem de disponibilidade orçamentária.

“Essa ampliação já entra em vigor imediatamente”, explica Ana Paula Marra. “Os beneficiários vão ter suas parcelas computadas de maneira que se completem as nove.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Há ainda 4.707 famílias que não buscaram seus cartões nas agências do BRB. O prazo para a retirada e desbloqueio dos cartões é de dois meses contados a partir da sua disponibilização nas agências do banco, processo realizado entre 1º e 22 de abril. Para saber onde retirar o cartão, a pessoas deve acessar o aplicativo GDF Social ou este site.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social