20/05/2022 às 17:08

Alunos do Cemi Cruzeiro têm aulas de educação no trânsito

Os estudantes apresentaram trabalhos como parte da avaliação do curso oferecido pelo Detran a turmas ensino médio de escolas da rede pública do DF

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Os alunos do Centro de Ensino Médio Integrado (Cemi) do Cruzeiro apresentaram, na tarde de quarta-feira (18), os trabalhos de conclusão do curso Cidadania no Trânsito. A aprovação nessa etapa é condição obrigatória para o recebimento do certificado de conclusão, que terá validade como formação teórico-técnica do processo de obtenção da Carteira de Habilitação pelos jovens participantes do projeto.

Simulações de acidentes e situações gerais no trânsito fizeram parte do curso | Foto: Divulgação/Detran

Os trabalhos foram desenvolvidos com o tema “Juntos Salvamos Vidas”, centrado na abordagem de assuntos trabalhados nas diversas disciplinas ministradas durante as 90 horas de curso. No Cruzeiro, 20 alunos concluíram com excelente avaliação essa etapa.

[Olho texto=” Entre os temas abordados, havia noções de primeiros socorros e normas de circulação” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Foram utilizadas diversas técnicas, como produção de panfletos, cartazes, minipalestras com slides, dramatizações, simulação da manobra heimlich (desengasgo) para desobstrução de vias aéreas, esquetes e jogos de cena com improviso – durante os quais a plateia sugeria um tipo de veículo e a situação de risco a ser abordada.

Prevenção e cidadania

Além de simular situações de risco de acidentes, os alunos focaram a prevenção, explicando o que deveria ter sido feito para evitar o acidente ou minimizar as lesões e a gravidade dos acidentados. Para tanto, os estudantes abordaram normas de circulação, noções de primeiros socorros, fundamentos de direção defensiva, respeito a regras de trânsito, boas relações no trânsito e cuidados com a manutenção do veículo.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

No somatório, foi uma demonstração de que aprenderam muito nas aulas de noções de cidadania, proteção e respeito ao meio ambiente e convívio social no trânsito, direção defensiva, noções, legislação de trânsito e noções de funcionamento de veículos de duas ou quatro rodas.

Nos próximos dias, alunos das demais escolas farão suas apresentações conclusivas da participação nesse projeto-piloto, uma iniciativa pioneira do Detran para oferecer gratuitamente às escolas públicas a formação teórico-técnica que integra o processo de habilitação de condutores.

*Com informações do Detran-DF