21/05/2022 às 14:42, atualizado em 21/05/2022 às 15:27

12 mil alunos no programa QualificaDF

A ação, encabeçada pela Secretaria de Trabalho, formará sua primeira turma em 30 de junho

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Os alunos do programa de capacitação QualificaDF participaram do workshop Marcando pontos em sua carreira na manhã deste sábado (21). O evento, realizado no ginásio Nilson Nelson, contou com palestra de grandes nomes do esporte, como o ex-lutador de MMA Rodrigo “Minotauro” Nogueira e a ex-jogadora de basquete Hortência. 12 mil alunos participam da primeira turma do programa.

[Olho texto=”“O projeto de qualificação profissional é uma das nossas principais bandeiras. Teremos 24 mil alunos no QualificaDF e outros 10 mil alunos no RenovaDF, mais voltado para a construção civil”” assinatura=”Governador Ibaneis Rocha” esquerda_direita_centro=”direita”]

“O projeto de qualificação profissional é uma das nossas principais bandeiras. Teremos 24 mil alunos no QualificaDF e outros 10 mil alunos no RenovaDF, mais voltado para a construção civil”, ressaltou o governador Ibaneis Rocha, após assistir às palestras. “O governo não gera emprego, quem gera emprego é empresário. Mas a mão de obra tem que estar qualificada para isso”, completou.

A formatura da primeira turma do QualificaDF, uma iniciativa da Secretaria de Trabalho em parceria com a empresa de capacitação Praxis, será no dia 30 de junho. São 50 opções de cursos voltados para vendas, indústria, agronegócio, serviços e saúde.

Alunos do QualificaDF participaram de workshop neste sábado (21), no ginásio Nilson Nelson | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Aluna do QualificaDF, a dona de casa Marize Nádia Teodoro, 57 anos, vê no programa a chance de alcançar a independência financeira. “Eu sempre quis ensinar outras pessoas a cozinhar, mas me faltava mais conhecimento”, conta a estudante do curso de panificação e confeitaria. “Agora que aprendi a parte técnica, já posso montar a minha escola”.

[Olho texto=”“Eu sempre quis ensinar outras pessoas a cozinhar, mas me faltava mais conhecimento. Agora que aprendi a parte técnica, já posso montar a minha escola”” assinatura=”Marize Nádia Teodoro, aluna do QualificaDF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os alunos do programa QualificaDF recebem uniforme, auxílio transporte, lanche diário, seguro contra acidentes pessoais e certificado autenticado pela entidade qualificadora e pela Secretaria de Trabalho. Além disso, ganham um kit educativo composto de apostila, caderno com 96 folhas, caneta esferográ?ca, borracha, lápis e pasta plástica com elástico.

De acordo com o secretário de Trabalho, Thales Mendes, a escolha das áreas foi feita com base em muita pesquisa. “Ouvimos os empresários para saber quais eram as principais demandas. A ideia era fazer um pacote de qualificação profissional voltado para vagas que já existem no mercado de trabalho”, comentou Thales.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Eu venho do setor produtivo e uma das coisas que mais me entusiasma é a questão da qualificação profissional e da geração de empregos”, observou o deputado Robério Negreiros. “Agradeço imensamente ao Ibaneis por ter investido nesse programa”.

O deputado Rafael Prudente destacou a grandiosidade do QualificaDF. “Temos o maior programa de qualificação profissional do Brasil em andamento”, afirmou. “Espero que logo após esse curso todos vocês tenham oportunidade de trabalho com carteira assinada”.

A deputada Celina Leão apontou que a população do DF quer ter dignidade e trabalho para quitar as contas no final do mês. “O QualificaDF realmente ajuda as pessoas a se capacitarem profissionalmente”, avaliou. A deputada federal Flávia Arruda reforçou a importância do programa. “Sem qualificação não há oportunidade de emprego”, pontuou.

Alunos do Qualifica DF participam de palestra com grandes nomes do esporte nacional