25/05/2022 às 19:19, atualizado em 26/05/2022 às 10:29

Força-tarefa combate a dengue em Santa Maria

Mais de 100 servidores de vários órgãos do GDF participaram da mobilização para orientar moradores, que contou ainda com testagem rápida de HIV, sífilis e hepatite B/C, além de vacinação antirrábica

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Uma grande ação integrada de saúde envolvendo vários órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) foi realizada na manhã desta quarta-feira (25), em Santa Maria. Ao todo, mais de 100 servidores da administração regional local e do Gama, agentes da Vigilância Ambiental, o DF Legal e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) participaram do evento, que contou também com testagem rápida de HIV, sífilis e hepatite B/C, além de vacinação antirrábica.

Trabalho educativo levou à população informações sobre como evitar a proliferação do inseto transmissor da dengue | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O encontro foi articulado pelo Geiplansul – Grupos Executivos Intersetoriais de Gestão do Plano de Prevenção, sob coordenação de Maria Aparecida Ribeiro Gama.

“Somos a principal ferramenta de articulação, mobilização e de integração do território da comunidade com os órgãos intersetoriais e a sociedade civil”, explica ela. “É todo mundo junto em um espaço de quatro horas. É a mesma rotina de trabalho desses profissionais da área de saúde em um pacto maior, para as pessoas conhecerem o serviço público que temos.”

Agentes da Vigilância Ambiental saíram de porta em porta conscientizando os moradores e combatendo focos de larvas e mosquitos

As equipes da comitiva passaram pelos bairros Setor Habitacional Ribeirão, Etapa 5, Quadra 6, Área Especial nº 21, além do Condomínio Porto Rico.

Grupos de agentes da Vigilância Ambiental saíram, de porta em porta, não apenas alertando os moradores sobre vistorias no quintal, mas também combatendo a proliferação de larvas e mosquitos com inspeções, aplicações focais de pequenas quantidades de larvicidas e uso do tradicional fumacê.

“No DF, os casos de dengue são uma realidade. Então, sempre temos que fazer essas ações para conscientizar as pessoas, buscando a prevenção”, salientou o superintendente da Região de Saúde Sul – que engloba Gama e Santa Maria –, Roberto Reis Ferreira Cortes. “A melhor forma de combater a dengue é a conscientização da população”, reforçou o servidor.

Suely Duarte destaca a importância do engajamento da sociedade no combate à doença

Um alerta relevante. Todas as unidades básicas de saúde da região do Gama têm disponíveis para a população salas de hidratação e ofertas gratuitas do exame que detecta a dengue. “Todas as equipes das UBS estão preparadas para fazer esse tipo de atendimento”, disse Roberto Cortes.

O trabalho de combate ao Aedes aegypti no DF ocorre, diariamente, o ano inteiro pelo GDF. A realização de eventos como esse, que conta com a mobilização de vários atores da saúde, ajuda na mobilização da população na ação contra a dengue. Para a chefe do Núcleo da Vigilância Ambiental da Região Sul de Saúde, Suely Duarte, o engajamento da sociedade é vital para derrotar o mosquito. “Já está comprovado que os principais focos estão dentro da residência, nos quintais”, afirmou a agente.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“O papel do agente é chegar, orientar, mostrar o cuidado que cada um tem que ter, mas quem cuida da sua própria casa é o morador. Cada um tem que tirar dez minutos do seu dia por semana para ver essa questão”, convocou Suely.

Como a maioria dos casos no DF é de reincidências, ou seja, com casos repetidos no mesmo local, uma equipe do DF Legal foi acionada para notificar os moradores que não fizeram o dever de casa. Dono de um espaço comercial próximo à Creche Renascer, José Messias, 75 anos, foi vítima do mosquito duas vezes. “Eu e minha mulher não escapamos desse maldito, então é ótimo esse trabalho do governo para combater a dengue aqui na cidade, a gente agradece muito”, elogiou.

Maria da Saúde, 72, ensina o que fazer para derrotar o mosquito: “Quando o carro do fumacê passa pela minha rua, abro todas as janelas e portas para deixar essa fumaça do bem tomar conta de tudo”

Cheia de bom humor, Maria da Saúde, 72 anos, carrega no nome a força para enfrentar o perigo que vem pelo ar. “Menino, a gente enfrentou com coragem essa pandemia, não vai ser diferente com a dengue”, comentou. “É só cada um fazer a sua parte. Quando o carro do fumacê passa pela minha rua, abro todas as janelas e portas para deixar essa fumaça do bem tomar conta de tudo”, ensinou.

Força-tarefa combate a dengue em Santa Maria