27/05/2022 às 19:33, atualizado em 27/05/2022 às 19:36

Comércio se renova e cresce na expectativa pelo túnel

Empresários fizeram investimentos na melhoria e na criação de novas lojas na região. Obra facilitará o fluxo de pessoas, vai melhorar o trânsito e oferecer mais estacionamento

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Sempre muito movimentado, o comércio de Taguatinga tem uma grande variedade de lojas | Fotos: Renato Araújo / Agência Brasília

O comércio nos arredores do Túnel de Taguatinga começa a se repaginar na expectativa por um novo momento. A gigantesca obra, que alcançou 70% de execução neste mês de maio, trará modernidade e também mobilidade à região administrativa. A expectativa dos comerciantes é por uma guinada no movimento e, até mesmo, a aposta na visita de pessoas de outras cidades do DF, que evitavam uma área de muito trânsito e, por vezes, tumultuada.

Lojas vizinhas à obra, localizadas às margens da Avenida Central de Taguatinga, investiram em mudanças. Outros comércios surgiram. Os empresários se mexeram ao longo do último ano, se adaptando a uma obra que tomou conta da região. Matheus Ribeiro, 42 anos, é odontólogo e apostou em mais uma franquia de sua clínica ali, bem ao lado do túnel, do outro lado da Praça do Relógio.

[Olho texto=”“O que a gente quer são pessoas na porta das lojas. Esse túnel vai trazer tranquilidade e rapidez para quem chega e para quem sai de Taguatinga. Além disso, temos que pensar no futuro dos nossos filhos. Eles terão mais qualidade de vida na nossa cidade. Com certeza, o GDF acertou com esse túnel”” assinatura=”Hamilton Guimarães, comerciante na região” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Depois do Paranoá, ele abriu no início do mês uma unidade novinha com 14 consultórios ali. A expectativa é muito boa, conta Ribeiro, de seu negócio ‘bombar’. “Temos esperança de que fizemos um ótimo negócio. Uma obra que facilitará muito o fluxo de gente, vai melhorar o trânsito e vai oferecer mais estacionamento para o cliente parar”, aponta. O projeto prevê um moderno boulevard, com paisagismo e ampliação de estacionamentos no local.

“O pessoal de outras cidades que vinha pouco a Taguatinga, acredito que passará a vir aqui e usar o comércio. É uma obra de grande porte e, com certeza, ajudará na parte comercial da cidade”, diz o empresário.

Obra beneficiará futuras gerações

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Já Hamilton Guimarães, 72, é dono de uma rede de óticas e tem uma unidade próximo ao túnel há mais de duas décadas, na quadra comercial C-12. Morador da cidade, se considera um taguatinguense ativo por ali. O comerciante se queixa dos tapumes, bem próximos à entrada de sua loja, mas frisa que “o progresso sempre tem um preço”.

Hamilton providenciou um letreiro novo, nas cores verde e amarelo, como uma forma de dar visibilidade à loja durante a obra e também quando o túnel tornar a região central mais vibrante. “O que a gente quer são pessoas na porta das lojas. Esse túnel vai trazer tranquilidade e rapidez para quem chega e para quem sai de Taguatinga”, afirma. “Além disso, temos que pensar no futuro dos nossos filhos. Eles terão mais qualidade de vida na nossa cidade. Com certeza, o GDF acertou com esse túnel”, finaliza.