27/05/2022 às 18:55

GDF recupera mais de 10 km de estradas de chão em áreas rurais de Ceilândia

Os serviços foram realizados nos núcleos de Alexandre Gusmão e Lajes da Jiboia

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

O GDF Presente, juntamente com a Administração Regional de Ceilândia, vem melhorando as vias nas áreas rurais da cidade. As intervenções têm beneficiado moradores e trabalhadores da região. Nos últimos dias, os serviços foram realizados nos núcleos rurais Alexandre Gusmão e Lajes da Jiboia.

Em Lajes da Jiboia, os serviços foram concluídos nesta sexta (27); no Alexandre Gusmão máquinas e homens ainda trabalham nos próximos dias | Fotos: Secom AR Ceilândia

Além do nivelamento das estradas de chão, em alguns pontos foram feitas canaletas nos dois lados da pista para facilitar o escoamento da água da chuva. Ao todo, foram patrolados mais de 10 km de vicinais nas duas áreas agrícolas. Cerca de cinco homens trabalharam no local, operando, além de patrolas, caminhões pipas e pá carregadeira.

“Agora ficou bom demais porque as patrolas estiveram aqui esses dias e deixaram tudo arrumado”, conta o pedreiro, Geovani Minervino da Silva, 25 anos, morador da Área Rural Laje das Jiboias. “A peleja mesmo aqui é na época da chuva, por isso que esse serviço agora é importante”, observa.

Diretor da Escola Classe Lajes da Jiboia, Marcílio Ribeiro de Jesus elogia a intervenção do governo no setor que recebe seis ônibus por dia para levar e buscar os quase 200 alunos da instituição de ensino.

“Sempre somos atendidos pelo governo toda vez que a estrada fica ruim, é importante essa ajuda porque melhora demais o fluxo aqui para todo mundo”, explica o mestre da turma formada por 184 estudantes. “Quando não é a gente da escola que solicita o serviço, são os motoristas que circulam por aqui e a administração sempre nos atende.”

Moradores elogiam a ação: “Ficou excelente a manutenção”, comenta Jesus Borges, dono de chácara em Alexandre Gusmão

No Núcleo Rural Alexandre Gusmão, área Gleba 3, as patrolas começaram o serviço na última segunda-feira (23) com a ajuda de seis homens. Proprietário de uma das chácaras do setor, espaço que aluga para eventos como casamentos e festas de aniversário, Jesus Borges, 68 anos, agradece o milagre das melhorias das estradas no setor.

“O governo Ibaneis veio aqui outro dia e tinha prometido que ia mandar as máquinas arrumarem a estrada”, recorda Borges. “E veio mesmo, ficou excelente, a manutenção”, comenta o empresário.

Do outro lado da rua, Francisco de Sousa, 64 anos, também dono de uma chácara que aluga para eventos diversos, destacou a atuação do GDF como eficiente: “É um serviço que ajuda muito a gente aqui. Teve uma época que as estradas estavam largadas, era uma buraqueira danada e agora tem quem olhar por nós”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os trabalhos de nivelamento na Área Rural Lajes da Jiboia foram concluídos nesta sexta-feira (27). Já no setor Alexandre Gusmão as máquinas e homens devem voltar nos próximos dias para concluir os serviços.

“Essa ação na Área Rural Alexandre Gusmão não acabou não, só está começando. Ainda tem muita coisa a ser feita”, explica Sebastião Bezerra da Silva, gerente regional de Condomínios da administração de Ceilândia. “Nos próximos dias estaremos no local para dar sequência ao nivelamento das vicinais”, planeja.

GDF recupera mais de 10 km de estradas de chão em áreas rurais de Ceilândia