01/06/2022 às 23:42

Dom Paulo celebra primeira missa como cardeal

Governador Ibaneis Rocha esteve presente à cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (1º) na Igreja São João Batista, em Taguatinga

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Três dias após ser nomeado cardeal pelo Papa Francisco, o arcebispo de Brasília Dom Paulo Cezar Costa celebrou sua primeira missa em Taguatinga, na noite desta quarta-feira (1º). Realizada na Igreja São João Batista, na parte norte da cidade, a missa contou com a presença do governador Ibaneis Rocha e também marcou a despedida do padre Katê, uma importante liderança religiosa da região administrativa.

[Olho texto=”“O arcebispo (Dom Paulo) tem feito um grande serviço para nossa cidade. Ele vem nos ajudando bastante na questão da regularização dos templos e apoiando todas as religiões de Brasília”” assinatura=”Governador Ibaneis Rocha” esquerda_direita_centro=”direita”]

A paróquia estava com os bancos todos ocupados para acompanhar um momento diferente. Primeiro, muitos fiéis puderam conhecer o sacerdote que está na Arquidiocese de Brasília há dois anos, mas que agora se tornou um dos 16 cardeais responsáveis por assessorar o papa. O anúncio foi feito no domingo (29) pela Igreja Católica. E, depois, a despedida do pároco mais conhecido da comunidade – estava há sete anos à frente da igreja e agora concorrerá a um cargo na eleição de outubro.

Ibaneis acompanhou a missa ao lado do secretário de Governo, José Humberto Pires, e do ex-deputado federal Tadeu Filippelli. E, ao final, comentou o importante papel que Dom Paulo tem exercido no DF. “O arcebispo tem feito um grande serviço para nossa cidade. Ele vem nos ajudando bastante na questão da regularização dos templos e apoiando todas as religiões de Brasília”, afirmou. “É uma alegria estar na presença dele e, agora, com essa importante missão que é ser cardeal da igreja católica”.

O governador Ibaneis Rocha comentou o importante papel que Dom Paulo tem exercido no DF e afirmou: “É uma alegria estar na presença dele e, agora, com essa importante missão que é ser cardeal da igreja católica” | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O governador ressaltou que os templos foram essenciais na dura luta contra a pandemia do coronavírus. “Esse acolhimento das igrejas fez com que a pandemia passasse de forma menos dura aqui. Igrejas permaneceram abertas e tivemos muitas famílias nesses espaços”, pontuou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Reconhecido pelo trabalho social

O chefe do Executivo local também desejou sorte ao padre Katê, que há 25 anos exerce o sacerdócio no DF, tendo passado também por Samambaia. “O padre Katê encerra seu sacerdócio na igreja, mas parte nesse momento para outro sacerdócio que é a política. Segue em busca de ajudar as pessoas. Desejo sucesso na caminhada dele”.

Aos 57 anos, o padre Antônio Francisco Gomes Barros, chamado de Katê, veio do Maranhão para o DF há três décadas. Conhecido pelo trabalho social com famílias carentes e na Pastoral Carcerária, foi bastante aplaudido pelos presentes. “Agradeço muito a presença do governador Ibaneis, que tanto tem ajudado toda nossa comunidade religiosa. A igreja é um lugar de refúgio, de muita fé e temos que mantê-las sempre bem-cuidadas”, finalizou.

Dom Paulo celebra primeira missa como cardeal