01/06/2022 às 14:34

Parceria leva a socioeducandos do DF ações de saúde, esporte e cultura

Acordo entre Sejus e Sesc-DF vai atender adolescentes que estão em unidades de internação, semiliberdade e meio aberto

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Atendimento odontológico, atividades esportivas, práticas culturais e artísticas. Essas são as ações que os adolescentes do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal terão acesso com a parceria formalizada entre a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e o Serviço Social do Comércio (Sesc-DF) para atender os socioeducandos das unidades de internação, semiliberdade e meio aberto.

[Olho texto=”“Vamos trabalhar juntos para levar a esses adolescentes a garantia de direitos essenciais, como saúde, esporte e lazer”” assinatura=”Jaime Santana, secretário de Justiça e Cidadania” esquerda_direita_centro=”direita”]

A assinatura do documento ocorreu, nessa terça-feira (31), no gabinete do secretário de Justiça e Cidadania, Jaime Santana, com a presença do presidente da Fecomércio, José Aparecido da Costa Freire, e do diretor regional do Sesc-DF, Valvides de Araújo Silva.

Uma das ações previstas é a visita da carreta odontológica em todas as unidades de internação, onde os adolescentes receberão atendimento para remoção de cáries, restaurações, limpeza e pequenas cirurgias (extrações). Serão realizadas ainda palestras e atividades educativas, visando a prevenção de doenças e a promoção da saúde bucal dos adolescentes.

Acordo foi assinado pelo titular da Sejus, Jaime Santana; o presidente da Fecomércio, José Aparecido, e diretor regional do Sesc-DF, Valvides de Araújo | Foto: Ascom Sejus-DF

“Essa parceria foi articulada pela nossa então secretária Marcela Passamani para fortalecer o atendimento socioeducativo do DF. Agora, vamos trabalhar juntos para levar a esses adolescentes a garantia de direitos essenciais, como saúde, esporte e lazer”, destacou o secretário.

[Olho texto=”Os socieducandos terão acesso a natação, futebol, futsal e tênis, além de oficinas voltadas para linguagem e prática de atividades culturais, entre elas grafite, teatro e musicalização” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O presidente da Fecomércio também reforçou a importância desse acordo para o processo de ressocialização. “Tudo o que a gente faz de trabalho social visando a recuperação de jovens é extremamente importante. Inicialmente, vamos oferecer odontologia e outros serviços, de acordo com a demanda da Sejus, e a nossa disponibilidade, garantindo que os adolescentes tenham à disposição o melhor serviço que o Sesc possa prestar”, completou Freire.

O Sesc receberá os adolescentes em suas instalações, especificamente na unidade do Guará, para participação nas atividades de esporte, lazer, cultura, assistência social e saúde, com o objetivo de contribuir para a qualidade de vida e desenvolvimento de habilidades sociais dos participantes.

Com isso, os socieducandos terão acesso a natação, futebol, futsal e tênis. Também estarão disponíveis oficinas voltadas para a linguagem e a prática de atividades culturais, entre elas grafite, teatro e musicalização.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF