02/06/2022 às 19:47

DF terá programação cultural ibero-americana em 2022

Edital da Secretaria de Cultura e Economia Criativa seleciona organização para o projeto Capital Ibero-americana das Culturas; recursos são de R$ 1 milhão

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Em 2022, Brasília é a Capital Ibero-americana das Culturas (CIC). O título foi concedido pela União das Cidades Capitais Ibero-americanas (Ucci), rede à qual a capital federal brasileira é filiada desde 1986. Com o intuito de fortalecer essa identidade, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) lança, nesta quinta-feira (2), o Edital nº 13/2022, que vai selecionar uma organização da sociedade civil (OSC) para executar as ações previstas neste ano. As inscrições ficam abertas até 1º de julho.

[Olho texto=”“Vamos honrar esse prêmio fortalecendo nossas raízes ibero-americanas, estreitando nossa relação de amizade com os países vizinhos e, assim, investir na cultura do DF como um todo”” assinatura=”Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa” esquerda_direita_centro=”direita”]

Com recurso total de R$ 1 milhão, a OSC vencedora do chamamento público será responsável por ofertar programação cultural alinhada com a diversidade das identidades culturais, promover o intercâmbio entre os artistas e entidades dos países ibero-americanos, promover atividades formativas e dar visibilidade a manifestações culturais do DF que sejam reconhecidas como patrimônios imateriais locais, brasileiros ou da humanidade.

“Este recurso é um exemplo do comprometimento do Governo do Distrito Federal com esse título recebido por Brasília”, afirma o titular da Secec, Bartolomeu Rodrigues. “Vamos honrar esse prêmio fortalecendo nossas raízes ibero-americanas, estreitando nossa relação de amizade com os países vizinhos e, assim, investir na cultura do DF como um todo.”

comissão de seleção nomeada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) deverá observar requisitos mínimos da proposta, como metodologia de gestão de recursos e captação, programação das atividades, estratégia de mobilização e estimativa de público, plano de comunicação e divulgação, plano de cidadania e diversidade cultural e plano técnico de desconcentração territorial das atividades.

O formato do projeto deve ser multicultural, com previsão de realização das atividades principais nos ambientes internos e externos do Eixo Cultural Ibero-americano, localizado no Eixo Monumental. As atividades complementares poderão ser executadas nos espaços culturais geridos pela Secec e nas demais regiões administrativas do DF.

Reaberta em fevereiro, Galeria Fayga Ostrower faz parte dos espaços locais a sediar eventos ligados à cultura ibero-americana este ano | Foto: Hugo Lira/Secec

Projeto CIC 2022

Desde 2019, a Secec e o Escritório de Assuntos Internacionais (EAI) têm trabalhado em conjunto para fortalecer a identidade ibero-americana da capital. Em 2021, foi criado o comitê curatorial que, formado por órgãos do GDF, vai ratificar as estratégias adotadas e calendário de eventos que farão parte do projeto Brasília – Capital Ibero-americana das Culturas.

Neste ano, a Secec já rebatizou a antiga Funarte de Eixo Cultural Ibero-americano, como parte do legado do prêmio oferecido pela Ucci. Como primeira ação no local, a secretaria reabriu a Galeria Fayga Ostrower em fevereiro, com a exposição Maravilhas do México, em parceria com a embaixada daquele país. O local recebe ainda, em setembro, a Bienal Internacional do Livro de Brasília, que prevê espaço para obras ibero-americanas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Em abril, foi lançado o I Prêmio Candango de Literatura, fruto de edital elaborado pela Secec que vai premiar obras em língua portuguesa, um dos idiomas ibero-americanos, ao lado do espanhol.

Estão previstos ainda, ao longo deste ano, concerto com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, mostra de filmes no Cine Brasília, exposição de artes visuais e festival de rock, entre outras atividades em parceria com embaixadas ibero-americanos sediadas em Brasília.

Inscrições

As OSCs interessadas podem encaminhar ficha de inscrição e proposta ao e-mail protocolo@cultura.df.gov.br, com o assunto “Seleção do Chamamento Público para realização do objeto: Brasília – Capital Ibero-Americana de Culturas”.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF