02/06/2022 às 20:17

GDF capacita em gastronomia 247 mulheres em situação de vulnerabilidade

Parceria da Secretaria da Mulher com o Instituto BRB, o projeto Mão na Massa irá oferecer, no segundo semestre, treinamentos na área de moda e beleza

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Lucimara Borges encheu os olhos de lágrimas ao relembrar a trajetória como empreendedora. Ela vendia bolos no pote, simples, por falta de técnica. Agora, oferece um cardápio de tortas e bolos confeitados, graças aos aprendizados que adquiriu no curso Mão na Massa.

A confeiteira pediu o microfone na entrega de certificados do projeto para agradecer aos colegas, professores e às facilitadoras que a incentivaram e acompanharam ao longo da capacitação com carga horária de 150 horas. Ela se matriculou nas aulas de técnicas de confeitaria e, nesta quinta-feira (2), recebeu o diploma ao lado das outras alunas que concluíram os cursos de bolos caseiros, bombons e trufas e cozinheiro básico.

O Mão na Massa é resultado de um acordo de cooperação entre a Secretaria da Mulher (SMDF) e o Instituto BRB, destinado a oferecer cursos para mulheres em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é parte de outro projeto, o Rede Sou + Mulher, que visa promover o empreendedorismo e a autonomia econômica das mulheres.

Alunas aprenderam técnicas de confeitaria | Foto: Divulgação/SMDF

A secretária da Mulher, Vandercy Camargos, reforçou a importância da capacitação e da promoção da autonomia econômica feminina. “Faz parte do trabalho da nossa secretaria possibilitar oportunidades para as mulheres. É isso o que estamos fazendo: oportunizando recomeços e novas conquistas”, disse.

A presidente do Instituto BRB, Leila Cristina Republicano, fez questão de parabenizar as participantes e destacou que o Mão na Massa é o ponto de partida para que as mulheres alcancem seus sonhos e cresçam profissionalmente.

As recém-formadas ainda participaram de duas palestras. Uma sobre educação financeira, com o consultor financeiro do Instituto BRB Manoel Antônio de Macedo, e outra sobre enfrentamento à violência doméstica, ministrada pela coordenadora de Promoção da Mulher, da Secretaria da Mulher, Luene Garcia.

A secretária da Mulher, Vandercy Camargos, reforçou a importância da capacitação e da promoção da autonomia econômica feminina

Com a entrega de certificados, o projeto encerrou as últimas turmas do módulo de gastronomia, que também ofereceu curso de pizzas e esfirras. Ao todo, foram capacitadas 247 mulheres nesta primeira etapa. No segundo semestre, o projeto iniciará um novo módulo. Desta vez, com formações voltadas para a área de moda e beleza.

Preparação profissional e psicossocial

Mais do que um curso técnico de gastronomia, além das aulas práticas ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), as alunas do Mão na Massa assistem a palestras de empreendedorismo, inovação, atuação profissional, dentre outros.

Ao final do treinamento na cozinha, as alunas participam do curso Realize, realizados em três encontros, no Espaço Empreende Mais Mulher, em Taguatinga. A proposta do Realize, ministrado por pedagogos e psicólogas da SMDF, é treinar as habilidades socioemocionais das futuras empreendedoras.

*Com informações da Secretaria da Mulher