02/06/2022 às 18:23, atualizado em 02/06/2022 às 19:07

GDF Presente faz podas de árvores e roçagem no Park Way

Entre outras ações na região, foram executadas a retirada de entulhos e inservíveis, remoção de faixas de propagandas e limpeza das paradas de ônibus

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Toda manhã, a bancária aposentada Lilian Lopes Guimarães, 71 anos, já tem compromisso marcado com sua caminhada diária. “É sagrado”, brinca a moradora do Park Way. E foi andando perto de casa que ela viu a necessidade de podas e limpezas no local, abundante em árvores e área verde.

Pois bem, não demorou muito para uma equipe do Polo Adjacente 2 do GDF Presente desembarcar no setor para realizar o serviço, desde segunda-feira (30) em execução na região nas quadras 8, 17, 26 e 37. São parceiros das ações a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU). “Falamos com a administração e logo já tinha gente aqui trabalhando na limpeza da área; é um trabalho fundamental”, comenta a moradora, feliz.

Podas de árvores e roçagem de matos e gramas foram alguns dos serviços realizados esta semana | Fotos: Paulo H Carvalho/Agência Brasília

Ao todo, uma equipe de 30 homens – sendo 23 reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) – estão na região administrativa (RA) realizando, além de podas das árvores e roçagem de matos e gramas, também a retirada de inservíveis, entulho e limpeza das paradas de ônibus.

“A gente dá muita prioridade à questão da Ouvidoria”, comenta o coordenador executivo da administração do Park Way, Weslei Gomes Vieira. “Cada região administrativa tem sua rotina e o GDF Presente entra como parceiro dando suporte nas ações, cedendo máquinas”, destaca o coordenador do Polo Central Adjacente 2, Anchieta Coimbra.

Outros serviços importantes realizados no Park Way ao longo desta semana são a recuperação do asfalto – nas quadras 4 e 5 – e a retirada de faixas de propagandas. São adereços que não têm nada a ver com a paisagem da cidade, causando não apenas poluição visual e incomodando os motoristas, mas deixando as laterais das pistas feias. Só na última quarta-feira (1º), foram recolhidas 78 peças do tipo, de todos os tamanhos e formas.

A aposentada Lilian Guimarães, ao fazer sua caminhada diária, viu a necessidade de podas e limpezas no Park Way

“Nada contra as pessoas divulgarem seus produtos e serviços, mas emporcalhar a cidade assim não pode”, lamenta o aposentado Pedro Alencar Filho, 65 anos. “As redes sociais estão aí para ajudar nesse tipo de divulgação, sem a necessidade de atrapalhar o direito de ir e vir de ninguém”, dá a ideia.

Confira outras ações do GDF Presente:

GDF Presente faz podas de árvores e roçagem no Park Way