02/06/2022 às 20:11, atualizado em 02/06/2022 às 20:52

Mães de Brazlândia têm oficinas sobre nutrição e alimentação saudável

Em evento no restaurante comunitário da cidade, nutricionistas orientaram mulheres assistidas pelo Criança Feliz Brasiliense a adotar boas práticas de compras com o Cartão Prato Cheio

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

O Restaurante Comunitário de Brazlândia recebeu nesta quinta-feira (2) a 7ª edição da Campanha ABC para a Primeira Infância. A iniciativa, ligada ao programa Criança Feliz Brasiliense, abordou desta vez a letra C, de cuidado. Na unidade, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) promoveu oficinas temáticas referentes à segurança alimentar e nutricional das crianças.

Acompanhadas por seus filhos, 50 mães participaram das oficinas temáticas referentes à segurança alimentar e nutricional das crianças | Fotos: Ascom/Sedes-DF

O evento teve participação de 50 mães, com seus filhos, assistidas pelo programa e acompanhadas pelo Centro de Referência de Atenção Social (Cras). “Foi uma forma também de parabenizar os moradores da cidade que completa 89 anos no próximo domingo (5)”, ressaltou a secretária-adjunta, Ana Paula Marra.

[Olho texto=”“A gente, no corre-corre, por vezes não dá muita atenção sobre os cuidados com a alimentação. As orientações que recebi, vou colocar em prática”” assinatura=”Aline Nunes Costa, mãe da Tamyla, atendida pelo Criança Feliz” esquerda_direita_centro=”direita”]

Especialistas em nutrição da Subsecretaria de Segurança Alimentar dividiram os grupos conforme as temáticas. Para a criançada, foi realizada a oficina de simulação de compra no mercado com o Cartão Prato Cheio, quais alimentos saudáveis devem ser colocados na cesta e a preparação dos pratos com esses alimentos.

Para as mamães, foi realizada uma oficina de mitos e verdades sobre alimentação saudável, em que as nutricionistas consultavam as participantes com perguntas de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde.

O objetivo era identificar quais são os hábitos saudáveis, alertar sobre os prejuízos da má alimentação e traçar estratégias possíveis dentro das possibilidades ofertadas pelo Cartão Prato Cheio. No final, as participantes levaram para casa uma lembrancinha: um sal aromatizado e temperado para o preparo das refeições.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Aline Nunes Costa, mãe de Tamyla, que é atendida desde que nasceu, diz que a filha tem um laço de afetividade com o visitador do Criança Feliz Brasiliense. “Parece que um parente vem visitar, ela sempre o recebe com alegria e muita dança. Só tenho a agradecer ao programa pelo desenvolvimento dela”, conta.

Sobre o evento desta quinta-feira, Aline parabenizou a todos. “A gente, no corre-corre, por vezes não dá muita atenção sobre os cuidados com a alimentação. As orientações que recebi, vou colocar em prática”, prometeu.

“Dentro da temática Campanha ABC, foi evidenciada a letra C de cuidado na segurança alimentar e nutricional. Um dos pilares da assistência social é o cuidado com a segurança alimentar das crianças, por isso, de forma intersetorial, realizamos esse evento para mostrar as boas práticas de compras com o Cartão Prato Cheio”, sinaliza Ana Caroliny Oliveira, secretária executiva do comitê gestor do Criança Feliz Brasiliense.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social

Rota do Artesanato reúne 60 expositores no Anexo do Buriti até sexta (3)