03/06/2022 às 19:24

Alunos da rede pública aprendem a cuidar da natureza

Comemorando o Dia da Educação Ambiental, integrantes do Parque Educador tiveram manhã de atividades voltadas ao meio ambiente no parque de Águas Claras

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Em comemoração ao Dia da Educação Ambiental, o Instituto Brasília Ambiental reuniu nesta sexta-feira (3) professores e alunos do Programa Parque Educador em uma manhã de atividades voltadas à preservação do meio ambiente e o papel do educador. Coordenada pela Unidade de Educação Ambiental (Educ) da autarquia, a ação envolveu estudantes da Escola Classe 15 de Ceilândia.

Alunos do Parque Educador tiveram manhã de atividades voltadas à preservação do meio ambiente e o papel do educador | Fotos: Divulgação/Brasília Ambiental

O encontro no Centro de Referência em Educação Ambiental do Parque Ecológico de Águas Claras contou com automassagem, contação da história O Buriti da Praça, prática Semeando e Plantando, exposição fotográfica A Natureza É, Expresso Ambiental da Caesb, reflexões sobre a importância do educador ambiental, entre outras atividades.

[Olho texto=” “Quando vemos as pessoas, especialmente as crianças, sendo atendidas por conta dos nossos projetos, ficamos muito felizes. Nos sentimos realizados. Somos felizardos de sermos educadores ambientais”” assinatura=”Marcus Paredes, chefe da Educ” esquerda_direita_centro=”direita”]

Para o chefe da Educ, Marcus Paredes, o Brasília Ambiental tem bons motivos para comemorar a data. “São muitas conquistas para comemorar. Existem vários programas de educação ambiental em pleno funcionamento no órgão. Entre eles, o Parque Educador, que envolve estudantes, professores da rede pública de ensino e técnicos do órgão ambiental, com excelentes resultados”, ressaltou.

Com foco principal no receptivo de estudantes de escolas públicas do Distrito Federal, o programa Parque Educador promove atividades de educação integral, ambiental e patrimonial nas unidades de conservação geridas pelo instituto. São realizadas duas edições do projeto por ano, sendo uma por semestre. De 2019 a 2021 foram atendidos 2.865 estudantes.

Dentro do leque de programas da Educ do Brasília Ambiental estão também o Ambiente-se, Fogo Apagou, Eu Amo o Cerrado, EA no Licenciamento, entre outros. “Quando vemos as pessoas, especialmente as crianças, sendo atendidas por conta dos nossos projetos, ficamos muito felizes. Nos sentimos realizados. Somos felizardos de sermos educadores ambientais”, celebrou Paredes.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Blitz educativa

A programação comemorativa contou ainda com blitz educativa no Jardim Botânico de Brasília (JBB). Os alunos da Escola Classe Jardim Botânico aprenderam e ensinaram os motoristas da região técnica de prevenção e combate aos focos de incêndios florestais.

A iniciativa foi uma realização do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF), coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com Brasília Ambiental, Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF) e Caesb.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental