06/06/2022 às 19:53

Escola do Lago Norte vai adotar modelo de gestão cívico-militar

Com 111 votos a favor e 16 contra, comunidade do Centro de Ensino Fundamental 1 (Celan) aprovou a decisão, que será posta em prática em até três meses

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

O Plano Piloto terá sua primeira escola cívico-militar. Por 111 votos a favor e 16 contra, a comunidade escolar do Centro de Ensino Fundamental 1 do Lago Norte (Celan) aprovou, neste sábado (4), o modelo de gestão compartilhada entre as secretarias de Educação e de Segurança Pública.

A comunidade escolar aprovou o modelo de gestão compartilhada entre as secretarias de Educação e de Segurança Pública com 111 votos a favor | Foto: Divulgação

Votaram pais e responsáveis, professores e servidores. Agora, a decisão está sendo formalizada junto às secretarias de Educação (SEE) e de Segurança Pública (SSP) para implementação do modelo, o que deve acontecer em até três meses.

“É um sonho antigo da comunidade, principalmente dos pais. Esperamos isso desde 2019, pelo menos”, diz a diretora da unidade escolar Giovanna Schneider. A escola tem 840 alunos matriculados nas últimas séries do ensino fundamental.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Gestão compartilhada

O Celan será a 17ª escola cívico-militar do DF, modelo inaugurado em fevereiro de 2019. A iniciativa é destinada a estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. Nessas unidades, os profissionais da educação ficam responsáveis, exclusivamente, pelo trabalho pedagógico e profissionais da segurança ficam responsáveis pela disciplina.

As duas pastas estão realizando ações conjuntas a fim de proporcionar uma educação de qualidade para os estudantes da rede pública de ensino do DF, além de construir estratégias voltadas ao policiamento comunitário e ao enfrentamento da violência no ambiente escolar. O objetivo é promover uma cultura de paz e o pleno exercício da cidadania.

Há, ainda, uma parceria entre o Ministério da Educação e as Forças Armadas. Quatro escolas seguem esse formato, em que os militares da reserva desenvolvem as atividades.

*Com informações da Secretaria de Educação do DF