08/06/2022 às 18:12, atualizado em 08/06/2022 às 18:38

Dez toneladas de entulhos retiradas de três condomínios em Planaltina

Ação do GDF Presente, em parceria com a administração regional da cidade, também fez poda de árvores, capina, limpeza de bocas de lobo e patrolamento de ruas não pavimentadas

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Cerca de 3 mil moradores dos condomínios Cachoeira, Nosso Lar e Mestre D’Armas II, de Planaltina, foram beneficiados com várias ações realizadas graças à parceria entre o GDF Presente e a administração regional local. Foram três semanas de trabalhos que envolveram mais de 20 homens, dez deles reeducandos do Fundo de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap). As intervenções nas três localidades continuarão ao longo desta semana.

Mais de 20 homens realizaram, em Planaltina, serviços como retirada de inservíveis e entulhos, recuperação de asfalto e podas de árvores | Foto: Divulgação/GDF Presente

Entre os serviços prestados à comunidade estão a recuperação de asfalto, podas de árvores, capina, retirada de inservíveis e entulhos, limpeza de bocas de lobo e patrolamento de ruas não pavimentadas. No total, 16 ruas e uma avenida dos três setores receberam algum tipo de intervenção.

“Esta região estava um descaso, mas o GDF atendeu o nosso pedido, desenvolvendo um ótimo trabalho”, elogiou Daiany de Oliveira | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“Planaltina é uma cidade extensa e que precisa da nossa atuação direta. Estamos com toda a nossa equipe fazendo um mutirão de ações em determinados locais que precisam realmente de uma força-tarefa de forma mais intensificada”, comenta o administrador substituto, Paulo Cabral. “Em parceria com o GDF Presente, direcionamos equipes de manutenção e obras para realizar diversas ações nessas áreas”, continua.

Só de sujeira, foram retirados 20 caminhões, o que é equivalente a 10 toneladas de material. Para evitar esse tipo de ação negativa por parte da população, várias placas de “proibido jogar lixo” foram instaladas na região.

As demandas foram atendidas após solicitação dos moradores via ouvidoria. Daiany de Oliveira, 40 anos, foi uma delas e está feliz com o retorno. “Esta região estava um descaso, mas o GDF atendeu o nosso pedido, desenvolvendo um ótimo trabalho”, agradece Daiany, há mais de 20 anos morando no Condomínio Nosso Lar. “Todos muito atenciosos com os moradores, ouvindo as queixas e caminhando junto com a gente pelas ruas”, relata.

“Aqui estava uma buraqueira só”, diz Francisca Roque, moradora do Condomínio Mestre D’Armas II | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Ainda a pedido dos moradores do Condomínio Nosso Lar, seis quebra-molas foram construídos no setor. “Seis quebra-molas serão feitos em outras ruas do setor porque há muita reclamação de que os carros passam ‘chutados’ pelas vias”, explica o coordenador do Polo Norte, Ronaldo Alves. “A comunidade está bem satisfeita com os trabalhos porque eram bairros que há tempo não recebiam esse tipo de ação”, pondera.

Moradora há mais de 30 anos do Condomínio Mestre D’Armas II, Francisca Roque, 56 anos, também ficou animada quando viu as equipes do GDF Presente e da administração patrolando sua rua. “Aqui estava uma buraqueira só, uma dificuldade para os carros passarem e até para a gente, que mora na região”, conta. “Este governo realmente ajuda nossa comunidade”, diz.

Dez toneladas de entulhos retiradas de três condomínios em Planaltina