15/06/2022 às 20:52, atualizado em 21/06/2022 às 18:57

Saiba o que falta ser feito na obra do Túnel de Taguatinga

Um dos principais serviços ainda a ser executado é o aterro das lajes de cobertura

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Em ritmo acelerado, a obra do Túnel de Taguatinga caminha para sua conclusão. Os operários agora concentram-se em trabalhos que vão desde a impermeabilização da laje à finalização da passarela do metrô, até a escavação invertida e o aterro das lajes de cobertura.

Um dos trabalhos em andamento, a estrutura do revestimento das paredes chegou à metade da execução | Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

Do que resta ser executado, a impermeabilização da laje atingiu 80%, enquanto a laje de concreto de fundo está 70% executada. Uma das etapas mais avançadas é a laje de cobertura, com 95% de execução. Este serviço, inclusive, deve ser finalizado até o fim de junho.

A escavação invertida também está quase pronta, restando apenas 2% a ser executado. A passarela do metrô tem 30% para ser concluída, enquanto a estrutura do revestimento das paredes chegou à metade do trabalho, ou seja, 50%. O principal trabalho a ser feito é o aterro das lajes de cobertura, iniciado há poucos dias.

A impermeabilização da laje atingiu 80% de execução | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“Quando concluirmos a concretagem das lajes de teto e de fundo, entraremos na fase de acabamento da obra. São aqueles serviços que vão dar cara ao túnel de Taguatinga”, explica o secretário de Obras, Luciano Carvalho.

“Estamos falando de serviços como a instalação das placas cimentícias nas paredes, instalação dos sistemas de ventilação, iluminação, segurança e incêndio, além da implantação da sala de controle, fundamental para dar funcionalidade ao túnel”, enumera.

Com investimento de R$ 275,7 milhões, o túnel resultará em economia de tempo, alternativas de percursos e mais opções para quem utiliza o comércio da região. Os recursos são provenientes de financiamento firmado pelo GDF com a Caixa Econômica Federal.

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A passagem subterrânea fará uma ligação para motoristas que trafegam no sentido Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, além de oferecer uma via alternativa pela superfície para o centro de Taguatinga. Isso evitará a retenção de veículos nos semáforos do centro da cidade.

Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão entrar pelo túnel e sair na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Do outro lado, aqueles que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão pelo túnel até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu. Vias marginais darão acesso às avenidas Comercial Sul e Norte e Samdu Sul e Norte.