28/06/2022 às 20:30, atualizado em 28/06/2022 às 20:55

Seminário avalia desempenho das UBSs

Evento, promovido pelo governo federal nesta terça (28), reuniu 216 servidores da Secretaria de Saúde

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Trabalhadores e gestores da Atenção Primária à Saúde (APS) do Distrito Federal participaram do Seminário de Qualificação do Desempenho da APS, promovido pelo Ministério da Saúde, nesta terça-feira (28). O evento tem o objetivo de monitorar e avaliar os indicadores das unidades básicas de saúde (UBSs). Ao todo, 216 servidores da Secretária de Saúde (SESDF) compareceram.

[Olho texto=”“Trabalhamos para cumprir esses parâmetros, entregando dez novas UBSs e ampliando a força de trabalho. Contratamos temporariamente 500 agentes comunitários de saúde, 500 agentes de vigilância ambiental e 150 enfermeiros de família e comunidade. E vamos publicar, em breve, edital para contratação de 30 médicos”” assinatura=”Lucilene Florêncio, secretária de Saúde” esquerda_direita_centro=”direita”]

Todas as regiões de saúde do DF registram melhoras nos indicadores definidos pelo Programa Previne Brasil, do governo federal. Esses índices monitoram desde os cuidados com as gestantes e os diabéticos até o cadastramento de pessoas pelas equipes de Estratégia Saúde da Família. “Com a melhoria da qualidade do serviço de saúde, cada UBS contribui para o desenvolvimento da sua área de atuação”, destaca o coordenador da Atenção Primária (Coaps), Fernando Erick Damasceno.

O DF possui hoje 1,7 milhão de pessoas cadastradas pelas equipes. “Esse é um número que cresce em quantidade, mas, acima de tudo, com qualidade, cuidado e atenção. E o avanço nos registros da população também garante repasses do Ministério”, explica a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destaca o papel dos servidores nos avanços da Atenção Primária | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para a secretária, atingir as metas de todos os indicadores reflete na melhora da assistência. “Trabalhamos para cumprir esses parâmetros, entregando dez novas UBSs e ampliando a força de trabalho. Contratamos temporariamente 500 agentes comunitários de saúde, 500 agentes de vigilância ambiental e 150 enfermeiros de família e comunidade. E vamos publicar, em breve, edital para contratação de 30 médicos”, pontua Lucilene Florêncio.

Afonso Mendes é gerente de serviços da Atenção Primária das UBSs 3 e 5 do Guará e considera fundamental esse momento de troca entre o ministério, a secretaria e todos os profissionais envolvidos. “Quando participamos de um evento como esse, buscamos soluções viáveis para o nosso dia a dia. E somos ouvidos, porque é na ponta que encontramos os maiores desafios”, afirma o gestor.

*Com informações da Secretaria de Saúde