29/06/2022 às 18:29, atualizado em 29/06/2022 às 18:38

Estudantes da rede pública conhecem a Escola de Música de Brasília

Mais de 1.000 alunos fizeram visitas em junho à EMB, para conhecer bandas sinfônicas e o funcionamento de instrumentos

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A magia da música pode ser sentida ao vivo por estudantes de escolas públicas e privadas do DF durante as apresentações das bandas sinfônicas da Escola de Música de Brasílica (EMB). As visitas de junho se encerrarão nesta quinta-feira (30), com alunos do Centro Educacional São Francisco e da Escola Classe 403 Norte.

Laura e Valentina, que acompanharam o ensaio com atenção, ficaram encantadas por conhecer uma das bandas sinfônicas da EMB | Foto: Mary Leal / Ascom-SEEDF

Na manhã de quarta-feira (29), foi a vez das crianças da Escola Classe 8 do Cruzeiro assistirem a um ensaio. Esses encontros fazem parte do projeto de visitas musicadas idealizado pela Escola de Música de Brasília e realizado na sede da unidade.

Em 2022, as visitas foram retomadas em maio, para 300 estudantes. Com a visita das duas escolas nesta quinta-feira, serão 1.073 estudantes que participaram do projeto somente em junho.

“Foi um dia único. Eu amei. A alegria tomou conta de mim. Gostaria de tocar flauta futuramente”, conta a estudante Valentina Sousa, 7 anos, que cursa o 2º ano do ensino fundamental na Escola Classe 8 do Cruzeiro. A amiga logo completa: “Foi a primeira vez que vimos uma apresentação assim. Eu senti algo especial”, revela Laura de Oliveira, 8 anos, da mesma série.

[Olho texto=”“Eu desejo voltar como professora da Escola de Música um dia. Foi algo que realmente me identifiquei”” assinatura=”Letícia Helena Georg, estudante de licenciatura em música da UnB” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O objetivo das visitas dos estudantes à Escola de Música de Brasília é justamente oportunizar que crianças e adolescentes tenham contato com bandas sinfônicas. Eles também podem conhecer diversos instrumentos musicais e saber como é o trabalho desenvolvido no local.

Durante o ensaio, também há pausas para explicar aos estudantes informações sobre a banda sinfônica, tais como a composição dos instrumentos, que são divididos em sopro, percussão e contrabaixo de corda. Os alunos também podem fazer perguntas aos componentes da banda.

“Os estudantes podem ter novas perspectivas da música a partir dessas visitas. Muitos deles nem sabem que existe uma Escola de Música de Brasília ligada à rede pública e que podem ingressar nela”, destaca Davson de Souza, diretor da EMB. O local também fez parte da história de vida de Davson, que foi aluno da escola e aprendeu a tocar flauta na unidade.

Participar deste ciclo da música abre portas. Foi o que aconteceu com Letícia Helena Georg. Ela sempre foi estudante da rede pública. Conheceu a clarineta quando estava no 6º ano no Centro de Ensino Fundamental 2 do Guará. Depois, começou com as aulas na EMB e nunca mais se separou do instrumento. Atualmente, cursa licenciatura em música na Universidade de Brasília.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Eu desejo voltar como professora da Escola de Música um dia. Foi algo que realmente me identifiquei”, conta Letícia.

As visitas musicadas na EMB seguirão em agosto. Os interessados podem buscar mais informações no e-mail cpacepemb@gmail.com.

Concerto

Nesta quinta-feira (30) à noite, a partir das 19h30, haverá o concerto final das três bandas sinfônicas da Escola de Música, dos turnos matutino, vespertino e noturno, e da Prática de Conjunto Diurno, no auditório da EMB e, na próxima quarta-feira (6), também às 19h30, a apresentação será da Banda Sinfônica da Escola de Música de Brasília. Os eventos são abertos à comunidade e a entrada é gratuita.

*Com informações da Secretaria de Educação do DF