29/06/2022 às 11:33

Para obra de contenção, ponte sobre o Rio Melchior será interditada

Interdição terá início na próxima terça-feira (5/7), para serviços de recuperação da passagem, beneficiando cerca de 15 mil motoristas que trafegam no local diariamente; investimento é de R$ 2,5 milhões

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) vai interditar, a partir das 9h da próxima terça-feira (5/7), o tráfego de veículos nos dois sentidos da ponte sobre o Rio Melchior, localizada no trecho entre a DF-180 e a VC-311, em Ceilândia.

A interdição da passagem de 20 m de extensão por 4,65 m de largura é necessária para que seja realizada obra de contenção e recuperação dos taludes da obra de arte especial. A previsão é que o bloqueio do tráfego seja de, aproximadamente, 45 dias. Cerca de 15 mil veículos trafegam diariamente pelo local.

O serviço envolverá as etapas de escavação e remoção do solo do encabeçamento da ponte em ambos os lados, limpeza e reforço da estrutura, além da sinalização vertical, que é a instalação das placas, e  horizontal, que compreende pintura das faixas. O investimento estimado da obra é de aproximadamente R$ 2,5 milhões.

Imagem: Divulgação/DER

Nas redondezas, serão instaladas placas de sinalização, além de painéis com mensagens móveis informando aos motoristas sobre as rotas alternativas existentes.

Percurso das rotas alternativas

? Os motoristas que se deslocam do Sol Nascente, sentido BR-070, percorrerão 4,5 km

? Os condutores que saem do Sol Nascente, sentido DF-180, devem seguir por 4,8 km

? Quem sai da BR-060 com destino ao Sol Nascente deve seguir seu percurso por Samambaia Norte pela 1ª Avenida. O percurso é de 7km

? Os motoristas que trafegarem pela BR-070, sentido DF-190 e DF-180 e Sol Nascente, devem seguir até o acesso a Samambaia Norte, conforme as indicações das placas. O trecho é de 12 km.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Essa obra era uma demanda antiga da população. Temos consciência de que obras podem, em um momento inicial, causar transtornos, mas em breve os milhares de motoristas que trafegam por este trecho terão mais segurança, conforto e comodidade”, garantiu o superintendente de Obras do órgão, Cristiano Cavalcante.

Obras anteriores

Esta não é a primeira vez que o local passará por melhorias. Em março de 2020, o DER executou o trabalho de recuperação do encabeçamento da ponte sobre o Rio Melchior, na VC-311, no Sol Nascente. A passagem foi invadida por uma grande quantidade de terra devido às fortes chuvas. O local permaneceu interditado totalmente para a passagem de veículos e pedestres por aproximadamente duas semanas para execução dos serviços.

Os servidores do órgão executaram a obra por administração direta, com recursos e maquinários da autarquia, logo após o ocorrido. À época, foi feita a remoção do local danificado e a aplicação do novo aterro com pedra para garantir a estabilidade da passagem.

*Com informações do DER