03/07/2022 às 10:35

Mil vacinas aplicadas em mutirão no Riacho Fundo

Ação realizada no sábado (2) faz parte de parceria da Secretaria de Saúde com a administração regional para reforçar a imunização

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

O Governo do Distrito Federal segue incentivando a vacinação com a oferta de pontos de imunização mesmo aos fins de semana. Cerca de 1 mil vacinas foram aplicadas no Riacho Fundo, neste sábado (2), sendo 612 de influenza e 376 de covid-19. A ação faz parte de parceria da Secretaria de Saúde com a administração regional para reforçar a imunização. Além deste endereço, outros quatro pontos de vacinação estavam disponíveis, além do carro da vacina.

A secretária Joyce Rodrigues aproveitou o sábado para se imunizar: “Já queria tomar a minha segunda dose há muito tempo, mas trabalho o dia todo” | Fotos: Tony Winston / Agência Saúde

A secretária Joyce Rodrigues, 30 anos, aproveitou o sábado para se imunizar. Ela conta que estava com o ciclo vacinal atrasado, mas que tinha dificuldade em conciliar os horários. “Já queria tomar a minha segunda dose há muito tempo, mas trabalho o dia todo”, comentou.

A veterinária Tânia Doroftei, 63 anos, recebeu a aplicação da segunda dose de reforço, também chamada de quarta dose: “A gente mora perto e, no final de semana, é bem mais fácil”

Mary e Tânia Doroftei, 64 e 63 anos respectivamente, também foram ao local para se proteger contra o vírus. Ambas receberam a aplicação da segunda dose de reforço, também chamada de quarta dose. “A gente mora perto e, no final de semana, é bem mais fácil”, afirmou Tânia. As duas são veterinárias e têm uma clínica que funciona durante a semana.

Ao tomar a vacina contra a gripe, o analista de sistema Flávio José Avelino destacou a facilidade de ter mutirão perto de casa

O analista de sistema Flávio José Avelino, 46 anos, usou o dia para se imunizar da gripe, ao tomar a vacina contra a influenza. “A facilidade de ter o mutirão perto de casa dá a disponibilidade de fazer outras coisas ao longo do dia”.

“Estamos fazendo tudo o que podemos aqui na ponta para ampliar a vacinação”, afirmou o gerente da Unidade Básica de Saúde 1, do Riacho Fundo 1, Francisco Tiago Marques. Foram disponibilizadas 1,5 mil doses contra a influenza e 2 mil contra a covid. Quinze servidores da Saúde também trabalharam na ação, que durou mais de quatro horas.

A Administração Regional do Riacho Fundo 1 articulou o mutirão com a UBS após demanda da população. A ação foi divulgada em carros de som pela região administrativa e em grupos de mensagens dos moradores.

Carro da vacina

O carro da vacina também reforçou a vacinação da população. Na manhã de sábado (2), o veículo percorreu o Trecho 3 no Sol Nascente com o objetivo de chegar aos locais em que as pessoas podem ter mais dificuldade de se vacinar.

Essa é a 17ª edição do carro da vacina. Na semana passada, foram imunizadas 522 pessoas também no Sol Nascente. No próximo sábado (9), Planaltina deve receber o veículo.

*Com informações da Secretaria de Saúde