15/07/2022 às 12:15, atualizado em 15/07/2022 às 15:07

Divulgado o resultado provisório da gestão do Prêmio Candanguinho de 2022

O Instituto Cidade Céu de Arte Educação e Cultura obteve a maior pontuação, segundo o Diário Oficial do DF desta sexta (15)

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

O Instituto Cidade Céu de Arte, Educação e Cultura foi selecionado para realizar a gestão do Prêmio Candanguinho de Poesia Infantojuvenil em 2022. A novidade foi divulgada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (15), com o resultado provisório do Edital de Chamamento Público nº 7/2022 (acesse aqui), que celebra um termo de colaboração entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa  (Secec) com Organização da Sociedade Civil (OSC) para a segunda edição da premiação.

A primeira edição do Candanguinho, realizada em 2021, recebeu 180 inscrições de jovens autores | Foto: Marina Gadelha/Secec

[Olho texto=”A ação vai premiar 30 poesias em língua portuguesa produzidas por crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, moradores do DF, e divididos em três categorias: de seis a 12 anos, de 13 a 17 anos e pessoas com deficiência” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Duas OSCs participaram do certame e a comissão de seleção, formada por representantes da sociedade civil e servidores da Secec, analisou a documentação apresentada pelos proponentes, conforme os critérios previstos no edital.

Na pontuação provisória, o Instituto Cidade Céu de Arte, Educação e Cultura obteve 14,3 pontos e o Instituto Cultural Casa de Autores, 13,7 pontos. Com a publicação do resultado provisório, começa o prazo de cinco dias corridos para interposição de recursos e esclarecimentos, que devem ser apresentados pelo e-mail protocolo@cultura.df.gov.br.

Candanguinho

Arte: Divulgação/Secec

A instituição selecionada contará com aporte de R$ 250 mil para gerir o Prêmio Candanguinho em parceria com a secretaria. A previsão é que a ação seja realizada já nos próximos meses, premiando 30 poesias em língua portuguesa produzidas por crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, moradores do DF e divididos em três categorias: de seis a 12 anos, de 13 a 17 anos e pessoas com deficiência. As poesias selecionadas serão publicadas em coletânea nos formatos de livro impresso, em braille e em audiolivro.

A primeira edição do Candanguinho, em 2021, recebeu 180 inscrições de jovens autores e se destacou pela grande qualidade dos textos vencedores. A ação tem como foco o estímulo à leitura, à escrita e à criatividade do público jovem, despertando a atenção para a literatura como importante forma de expressão da cultura.

*Com informações da Secec