15/07/2022 às 18:23, atualizado em 15/07/2022 às 18:54

Limpeza e troca de bocas de lobo podem ser solicitadas pela população

Pedido de higienização ou substituição de equipamentos quebrados pode ser feito por meio da Ouvidoria ou diretamente na administração da cidade

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Recolhimento de inservíveis, recapeamento de vias, podas de árvores, limpeza e troca de bocas de lobo… Estas e outras melhorias na infraestrutura das cidades podem ser solicitadas pela população do Distrito Federal, por meio do telefone (162) ou site da Ouvidoria; ou, ainda, diretamente nas administrações regionais. Além de pedidos, podem ser registradas reclamações e sugestões.

Boca de lobo antes e depois da manutenção: mutirão na Avenida Pioneiros, no Gama, segue até a próxima sexta-feira (22) com a limpeza dos equipamentos e a substituição dos que estiverem quebrados | Fotos: Divulgação

As demandas recebidas são tratadas e direcionadas aos órgãos e setores competentes. No caso das regiões administrativas, quando o assunto é sobre urbanização, a solicitação é destinada à Diretoria de Obras.

Nesta semana, por exemplo, está ocorrendo um mutirão de limpeza de bocas de lobo na Avenida Pioneiros, no Gama, resultado de uma solicitação dos moradores. Estima-se que, no total, serão higienizados mais de 100 equipamentos, com a substituição dos que estiverem quebrados. O trabalho começou na última quarta-feira (13) e segue até a próxima sexta-feira (22).

O trabalho de substituição das tampas de concreto também contribui para a segurança da população que transita pelos locais em que há equipamentos danificados

Participam seis funcionários da administração, munidos de luvas e máscaras faciais. As novas bocas de lobo, cedidas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), são levadas aos pontos de troca por uma pá carregadeira e o lixo recolhido é transportado ao aterro sanitário por um caminhão.

Mapeamento dos pontos que passarão por manutenção é feito pela administração regional, que também atende demandas registradas pela Ouvidoria

De acordo com o diretor de Obras da Administração Regional do Gama, Gustavo Cecílio Mendes, a participação de moradores na gestão da cidade deve ser incentivada e valorizada. “Geralmente, os pontos são verificados pela nossa vistoria, mas também atendemos demandas registradas pela Ouvidoria. É um trabalho que fazemos com frequência para manter a cidade em ordem”

Trecho de mão dupla e com extensão de quatro quilômetros, a avenida é uma das mais movimentadas na região. Por isso, acaba havendo o acúmulo de lixo e danos às bocas de lobo, devido ao trânsito de veículos pesados, como ônibus e caminhões.

Foto: Divulgação

Ações de limpeza e substituição de bocas de lobo previnem enchentes e alagamentos durante o período chuvoso

A administradora do Gama, Joseane Feitosa, afirma que ações de limpeza, a pedido dos moradores ou após observações dos gestores, previnem enchentes e alagamentos no período de chuva, bem como a proliferação de roedores e peçonhentos. Ela acrescenta que há um esforço para conscientizar a população sobre o descarte correto de lixo.

“Trabalhamos para sensibilizar as pessoas sobre o lixo, para que façam o descarte correto, desde embalagens de comida, que podem entupir os bueiros e bocas de lobo, a eletrônicos, que podem ser levados para nossa administração e depois reciclados por um instituto parceiro”, explica.

Entre em contato

O contato com as administrações pode ser realizado também por telefone. Acesse os telefones, endereços e sites de cada uma das 33 administrações regionais aqui.