04/10/2022 às 13:39, atualizado em 06/10/2022 às 14:14

Estradas de terra da Fercal são reforçadas com patrolamento

Equipes do GDF Presente e da administração da cidade atuam no trabalho; já nos primeiros dias foram utilizadas 180 toneladas de expurgo de brita

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto


Brasília, 17 de agosto de 2022
– As vias de acesso à Escola Classe Catingueiro, na Fercal, têm passado por melhorias. As estradas de terra estão sendo patroladas e ajustadas para garantir o livre trânsito de ônibus escolares no período da chuva. A primeira parte do trabalho na DF-205 Oeste foi concluída nesta terça-feira (16) pela equipe do GDF Presente. As obras prosseguem até sexta (19).

Patrolamento nas estradas do Núcleo Rural Catingueiro leva mais segurança à mobilidade no local | Fotos: GDF Presente

“O trabalho começa com o patrolamento da via, uma espécie de raspagem e nivelamento da pista de terra”, explica o coordenador do Polo Norte do GDF Presente, Ronaldo Alves. “Em seguida, jogamos o expurgo de brita na estrada, um subproduto da mineração doado pela pedreira Contagem”. Só nos cinco primeiros dias de serviço, foram usadas cerca de 180 toneladas do material.

Na última etapa do processo, a patrol é passada novamente por cima do expurgo de brita para alargar a via o quanto for necessário e dar o caimento ideal à pista. “A ideia é evitar o acúmulo de água”, complementa Ronaldo. “Todo esse trabalho será concluído antes de começar o período de chuvas”.

O administrador da Fercal, Fernando Gustavo Lima da Silva, ressalta que esses serviços vão beneficiar mais gente, além dos 300 alunos da escola. “Temos muitas linhas de ônibus que passam pela estrada, além de produtores rurais que trabalham e vivem no local”, aponta. É uma região montanhosa que precisa de cuidados constantes”.

Treinamento

A Fercal também recebeu, nesta semana, o projeto Mão na Massa. A iniciativa da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) capacitou seis servidores da administração regional e 12 detentos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) em realização de melhorias asfálticas. A aula envolveu temas como uso de fresadora, requadramento, colocação da capa asfáltica e compactação.

Raspagem e nivelamento da pista de terra marcam o início dos trabalhos

Para a chefe da Divisão de Manutenção de Vias (Dimav) da Novacap, Walquiria Marra Rodrigues, o programa permite que eventuais reparos nas pistas sejam feitos com maior celeridade. “As administrações regionais ganham mais autonomia; além disso, uma equipe bem-treinada evita retrabalho”, avalia.

Concluída a capacitação, a equipe passará os próximos dias aplicando o que foi aprendido nas vias da Fercal. Além de melhorias das pistas, será feito o direcionamento de águas pluviais para as bocas de lobo. “A turma vai trabalhar sob a orientação da Novacap em diversos pontos da Bela Vista, do Bananal e da Rua do Mato”, enumera Walquiria. “Serão usadas aproximadamente 300 toneladas de massa asfáltica nesses serviços”.

 

Estradas de terra da Fercal são reforçadas com patrolamento