04/10/2022 às 16:09, atualizado em 10/10/2022 às 09:52

Saiba quais são os cuidados para evitar acidentes com escorpiões

Rede pública de saúde orienta que prevenção precisa começar em casa; embora mais frequentes durante as chuvas, esses aracnídeos se reproduzem o ano todo

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto


Brasília, 1º de setembro de 2022
– A Secretaria de Saúde (SES) registrou, de janeiro a 23 de julho deste ano, 1.351 acidentes com escorpiões no DF. A região de saúde com o maior número de casos foi a norte, que compreende Sobradinho, Planaltina e Fercal, com 197 incidências, seguida pela região sudeste, que reúne Águas Claras, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga e Vicente Pires, com 190 ocorrências. Para solicitar uma vistoria, o morador pode ligar para o núcleo de vigilância de sua região ou para a ouvidoria das SES, no número 160. Os animais devem ser entregues à Vigilância Ambiental.

Inspeções da Vigilância Ambiental são minuciosas: é preciso redobrar a atenção para os locais em que os escorpiões costumam ficar | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

A moradora do Riacho Fundo Alessandra Ramalho Nunes foi uma das que solicitaram vistoria. Segundo ela, já foram encontrados oito animais em sua casa. “Dos oito que encontrei, três eu levei para a administração do Riacho Fundo e cinco menores, eu os matei”, conta. “Meu vizinho também encontrou três na casa dele”. Na casa de Alessandra, a equipe da Vigilância Ambiental encontrou outros locais propícios à proliferação de escorpiões, como ralos abertos e, no quintal, produtos empilhados.

No Núcleo Bandeirante, a Vigilância Ambiental recolheu um escorpião que havia sido encontrado e morto em uma residência. O filho dos proprietários, o advogado Fernando Miranda Carvalho, disse que ele instruiu o pai a chamar os técnicos. “Há relatos de vizinhos que já encontraram escorpiões nas suas residências, mas nunca tinha acontecido na casa dos meus pais”, afirma. Na casa dos pais de Fernando foram detectados objetos empilhados na área de serviço, ralos abertos e falta de vedação no forro da casa.

Proliferação constante

“Os escorpiões proliferam durante todo o ano, basta encontrar um local ideal, que são lugares escuros, úmidos, como esgotos, encanamentos”, diz o biólogo Israel Moreira, da Secretaria de Saúde. Segundo ele, esses aracnídeos aparecem mais no período de chuvas, porque as tubulações onde costumam ficar são invadidas pela água.

Para evitar o acesso de escorpiões, orienta o biólogo, além de manter a residência limpa, sem entulho, é preciso criar barreiras, como deixar fechados os ralos de banheiros, tanques e pias, além de limpar periodicamente as caixas de esgoto e gordura, providenciar a vedação de frestas em paredes, muros, rodapés, janelas e portas. Também é aconselhável manter fechados os pontos de energia e de telefone e utilizar borracha de vedação ou rolos de areia nas portas.

Em caso de picada por escorpião, a pessoa deve lavar o local com água e sabão, ligar para o Centro de Informações Toxicológicas – (61) 99288-9358 e 99221-9438, 24 horas -, para receber as informações sobre os primeiros socorros – e procurar o quanto antes um médico em uma das unidades de saúde da rede pública. Sempre que possível, deve-se levar o animal causador do acidente.

Arte: Agência Brasília

Saiba quais são os cuidados para evitar acidentes com escorpiões