04/10/2022 às 15:17

Furto de cabos de energia afeta abastecimento de água na região norte

Equipes da Caesb estão no local substituindo os cabos furtados. Previsão é que o retorno do fornecimento, em locais como Paranoá, Itapoã e Lago Norte, ocorra gradualmente até esta quarta-feira (24)

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Brasília, 23 de agosto de 2022 – O furto de cabos de energia na Elevatória de Água do Lago Norte, na manhã desta terça-feira (23), comprometeu o abastecimento da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) em alguns pontos da região norte do DF, como Paranoá, Itapoã e Lago Norte.

No Paranoá, as áreas afetadas são Avenida Paranoá, da Quadra 1 à 34; Terminal Rodoviário; 6ª Delegacia de Polícia Civil; 10º Comando da Polícia Militar do DF; 10º CBMDF; Creche Menino Deus; unidades básicas de saúde; Praça Central; Área Central; Emater; fórum; Centro de Desenvolvimento Social; Centro de Desenvolvimento do Paranoá; Administração Regional do Paranoá; Caesb; Neoenergia; Paróquia Santa Maria; Centro de Ensino do Paranoá; Hospital Regional do Paranoá; e Feira Permanente do Paranoá.

[Olho texto=”A Caesb pede que a população faça o uso racional da água até a retomada do serviço. O Hospital do Paranoá, o Posto de Saúde do Paranoá e as UBSs serão abastecidas por caminhão-pipa, conforme necessidade” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

No Lago Norte, o comprometimento é nas MI 12, Ml 13 e ML13, além do Setor de Chácaras. Já no Itapoã, o abastecimento de água fica comprometido no Condomínio Del Lago I e II; na Comercial Itapoã I; na Fazendinha; no Condomínio Mansões Entre Lagos (Etapas I, II e III); no Condomínio Residencial Privê La Font; e no Condomínio Novo Horizonte.

Equipes da Caesb já estão no local substituindo os cabos furtados. A previsão é que o retorno do fornecimento de água ocorra gradualmente até esta quarta-feira (24). A companhia pede que a população faça o uso racional da água até a retomada do serviço. O Hospital do Paranoá, o Posto de Saúde do Paranoá e as UBSs serão abastecidas por caminhão-pipa, conforme necessidade.

A Caesb informa, ainda, que os usuários deverão contar com uma reserva de volume mínimo correspondente ao consumo médio diário para, com isso, não serem afetados pela interrupção no fornecimento de água.

Segundo o parágrafo único da Resolução da Adasa nº 14, de 27 de outubro de 2011, o usuário é responsável pela limpeza e desinfecção da instalação predial de água e do reservatório predial antes da ligação definitiva de água, e posteriormente pela limpeza e desinfecção semestral do reservatório predial. Mais informações pelo número 115.