04/10/2022 às 18:10, atualizado em 10/10/2022 às 18:09

Começa aterro das lajes do viaduto de Sobradinho

Obra, que gerou mais de 200 empregos, receberá o lançamento de vigas pré-moldadas. Investimento é superior a R$ 34 milhões

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Brasília, 28 de setembro de 2022 – As obras do viaduto de Sobradinho, conhecido como viaduto do Comper, entram em nova etapa. A estrutura está sendo erguida às margens da BR-020, na altura do Estádio Augustinho Lima e do acesso à Rota do Cavalo, e atingiu 80% de execução nesta terça-feira (27).

Com aporte de mais de R$ 34 milhões, a intervenção viária chegou à fase de aterro das lajes e, em breve, receberá o lançamento de vigas pré-moldadas.

A construção complementa o pacote de melhorias viárias implementadas na Saída Norte desde 2019 | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

A construção, iniciada em fevereiro deste ano, vai melhorar o acesso de quem sai de Sobradinho em direção à BR-020 e evitar os congestionamentos nos retornos da via. O impacto positivo chegará a rotina de moradores da região administrativa, Planaltina, Arapoanga e Formosa.

[Olho texto=”Com a entrega do viaduto de Sobradinho, será criada uma passagem para pedestres entre as pistas, de modo a oferecer maior segurança à população” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O superintendente de obras do Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal (DER), Cristiano Cavalcante, afirma que o engarrafamento na área ocorre porque todo o tráfego acontece em um único nível. “A partir da entrega da obra, o entroncamento some e o trânsito passa a ser em dois níveis, resolvendo todo o problema de conflito e dando fluidez ao movimento”, avalia.

Desta forma, motoristas que estiverem a caminho do Plano Piloto ou retornando para casa, sentido Sobradinho, passarão por cima do viaduto. Já aqueles que precisarem circular pela cidade, vão dirigir por baixo da estrutura.

Cavalcante ressalta que a construção complementa o pacote de melhorias viárias implementadas desde 2019. “É uma obra importante para a Saída Norte do Distrito Federal, dando continuidade ao Trevo de Triagem Norte, o Complexo Viário Joaquim Roriz, e a ligação Torto e Colorado”, destaca Cavalcante.

O contrato inclui serviços de terraplanagem, pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical, muro de “terra armada”, acessibilidade e urbanismo. Foram gerados 200 empregos diretos e indiretos.

“Vai melhorar não só para mim, mas para a população inteira”, comemora o vendedor ambulante Milton da Silva, 33, que atravessa a via diariamente correndo o risco de ser atropelado

Preservação à vida

Com a entrega do viaduto de Sobradinho, será criada uma passagem para pedestres entre as pistas, de modo a oferecer maior segurança à população. Sem a intervenção, as pessoas precisam disputar passagem com os veículos.

[Olho texto=”“A partir da entrega da obra, o entroncamento some e o trânsito passa a ser em dois níveis, resolvendo todo o problema de conflito e dando fluidez ao movimento”” assinatura=”Cristiano Cavalcante, superintendente de obras do DER-DF ” esquerda_direita_centro=”direita”]

O marceneiro Genesis Santos, 67 anos, morou na quadra 13 de Sobradinho por mais de 15 anos e presenciou o sufoco dos pedestres para atravessar a via na região em que está sendo construído o viaduto, além dos inúmeros engarrafamentos. “É arriscado, por causa do trânsito. O fluxo é muito grande, principalmente, de manhã e à tarde, após às 17h. Mas, estou certo de que vai ficar bem melhor”, afirma ele, que hoje reside em Planaltina, Goiás.

O vendedor ambulante Milton da Silva Lobo Sobrinho, 33 anos, morador de Planaltina, Goiás, passa pelo local diariamente e aguarda ansiosamente a melhoria. “Passo correndo com o risco de ser atropelado, mas é o jeito, né? Espero uma transformação maravilhosa para o DF, porque Brasília merece isso. Vai melhorar não só para mim, mas para a população inteira”, completa.

Começa aterro das lajes do viaduto de Sobradinho