04/10/2022 às 16:22

Abertas 540 vagas em cursos profissionalizantes para mulheres

As oportunidades são nas cidades de Santa Maria, Sol Nascente/Pôr do Sol e Ceilândia, dentro dos programas Capacita Mulher e Jornada da Mulher trabalhadora

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu


Brasília, 5 de setembro de 2022 –
Nesta segunda-feira (5), a Secretaria de Trabalho abre inscrições para 540 vagas em cursos profissionalizantes destinadas ao público feminino. São dois programas visando a qualificação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade.

No primeiro projeto, Jornada da Mulher Trabalhadora para as regiões administrativas de Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol, estão disponíveis 360 vagas para os cursos de qualificação nas áreas de maquiagem profissional, secretariado administrativo, design de sobrancelhas, alongamento de unhas, cabeleireira profissional e informática básica.

O Jornada da Mulher Trabalhadora e o Capacita Mulher visam à qualificação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Já para o segundo programa, Capacita Mulher, são 180 vagas disponíveis, para a região de Santa Maria, com os cursos de qualificação nas áreas de maquiagem, extensão de cílios e design de sobrancelhas.

As inscrições podem ser feitas de forma digital, no site da Secretaria de Trabalho, entre os dias 5 a 13 de setembro.

Para participar do projeto é preciso ser pessoa física, brasileira nata ou naturalizada, ou estrangeira em situação regular no país, preferencialmente do gênero feminino, que declare estar em situação de vulnerabilidade econômica e social e/ou em situação de desemprego; que necessite de desenvolvimento de habilidades para o mercado de trabalho da economia criativa e cultural do Distrito Federal; ser maior de 16 anos (no caso de inscrição de jovens de 16 e 17 anos, será obrigatório o preenchimento do formulário de autorização pelos pais ou responsáveis legais do menor).

A ficha para inscrição será disponibilizada no site da Secretaria de Trabalho. A interessada também precisa ser beneficiária do seguro desemprego, estar desempregada ou ser trabalhadora informal e ser residente, preferencialmente, nas regiões administrativas dos cursos.

*Com informações da Secretaria de Trabalho