04/10/2022 às 15:27

Abertas oficinas de teatro gratuitas no Espaço Cultural Renato Russo

Inscrições podem ser feitas até 6 de setembro e incluem vagas para o público adulto e infantil

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues


Brasília, 25 de agosto de 2022 –
O Espaço Cultural Renato Russo, equipamento cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), está com inscrições abertas até 6 de setembro para duas novas oficinas de teatro: O Corpo Rítmico, destinada ao público infanto-juvenil, e Fundamentos Técnicos de Hugo Rodas, para o público adulto. São várias turmas e horários disponíveis para aulas gratuitas e as vagas são limitadas.

A oficina de teatro O Corpo Rítmico é coordenada pela atriz, musicista e arte-educadora Dani Neri. São 20 vagas por turma, destinadas a alunos de 7 a 14 anos, com aulas nos períodos matutino e vespertino. As aulas visam incentivar a consciência corporal; coordenação motora, reflexo, orientação espacial e temporal; sensibilidade, atenção e percepção; ritmo e musicalidade; memória e pensamento lógico; socialização, capacidade de adaptação, integração e cooperação, além de outras habilidades individuais e coletivas.

O Núcleo de Formação d’Amacaca oferece aos adultos oficina estruturada nos fundamentos da técnica muscular do diretor Hugo Rodas | Foto: Divulgação

“A partir de laboratórios cênicos, jogos e brincadeiras da cultura popular, exercícios de voz e de desenvolvimento rítmico, a oficina vai ampliar a capacidade criativa e expressiva dos alunos com relação ao uso da linguagem musical, cênica e corporal”, explica Dani Neri.

Para adultos a partir de 18 anos, o Núcleo de Formação d’Amacaca oferece uma oficina teatral estruturada nos fundamentos da técnica muscular desenvolvida pelo mestre e diretor Hugo Rodas, falecido recentemente. Hugo Rodas, diretor teatral uruguaio radicado em Brasília, é uma referência na arte cênica do país e uma importante personalidade do teatro no Distrito Federal.

Após trabalhar com o diretor por 12 anos, a Agrupação Teatral Amacaca (ATA) propõe, para a comunidade de Brasília, um percurso pedagógico pelos princípios técnicos que fundamentam a linguagem teatral da companhia. O curso propõe o domínio dos princípios como tempo, espaço, planos, frentes, características formais, tônicas musculares, permeabilidade, criatividade e disponibilidade, bases da técnica de Hugo Rodas, capacitando o aluno ao desenvolvimento de sua expressão e das suas potencialidades criativas.

Os cursos ofertados pelo Espaço Cultural Renato Russo são realizados pelo Instituto Janelas da Arte, Cidadania e Sustentabilidade e a Secec, por meio do Programa Pedagógico-Formativo previsto no Termo de Colaboração nº 02/2022. Dúvidas e questionamentos podem ser enviados para o e-mail cursos508@institutojanelas.com.br. Mais informações e inscrições pelo site do Espaço Cultural Renato Russo.

Serviço
Oficinas de teatro do Espaço Cultural Renato Russo
Inscrições até 6 de setembro

Oficina O Corpo Rítmico, com Dani Neri
Turma 1 – Matutino
(para crianças e jovens de 10 a 13 anos)
Todas as quintas, das 9h30 às 11h30

Turma 2 – Vespertino
(para crianças de 7 a 10 anos)
Todas as quartas, das 14h às 16h

Turma 3 – Vespertino
(para crianças e jovens de 11 a 14 anos)
Todas as quartas, das 16h às 18h

Oficina Fundamentos Técnicos de Hugo Rodas, com Núcleo de Formação D’Amacaca
30 vagas disponíveis
Todas as terças, de 13/9 a 13/12, das 19h às 21h30

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF