04/10/2022 às 16:12

Ação Integrada Comunitária leva serviços do GDF a moradores de Santa Luzia

Durante oito horas será possível buscar diversos serviços oferecidos pelos órgãos públicos do DF

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues


Brasília, 1º de setembro de 2022 –
Órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) realizam neste sábado (3) mais uma Ação Integrada Comunitária (Acic) na comunidade de Santa Luzia, situada na Cidade Estrutural. Devido à localidade, onde moram cerca de 20 mil pessoas, ter dificuldade de acesso a serviços públicos, a administração da Estrutural está realizando a Acic na área pela segunda vez neste ano. Das 9h às 17h serão oferecidos serviços que vão desde cortes de cabelo até atendimento pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab).

[Olho texto=”“Vai ser ótimo que todos esses órgãos venham até aqui. Grande parte da população não dispõe de dinheiro para se deslocar em busca dos serviços, outros têm dificuldades para fazer o agendamento online”” assinatura=”Ilidia Pereira da Silva, dona de casa” esquerda_direita_centro=”direita”]

O administrador da cidade, Alceu Prestes de Mattos, disse que a expectativa da população é grande. “Só em não ter que se deslocar para o Plano Piloto para ser atendido, já ajuda muito as pessoas”, disse Mattos. Alguns moradores da Santa Luzia têm renda per capita inferior a um salário mínimo por mês.

Estarão presentes na Ação Integrada os seguintes órgãos: Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), que levará aos moradores os serviços do Na Hora; Carreta da Mulher, com serviços de saúde; Vigilância Ambiental, responsável pela vacinação antirrábica de cães e gatos; Instituto de Gestão em Saúde (Iges), com a vacinação e testagem de covid; Codhab, que realizará cadastros para que moradores se candidatem ao recebimento de um lote, além de informar o andamento do solicitações já feitas; Caminhão da Tecnologia, que disponibilizará noções de tecnologia à comunidade; e o Senac, com vários atendimentos, entre eles, o de dentista.

A dona de casa Ilidia Pereira da Silva, 50 anos, moradora da comunidade Santa Luzia, disse que é grande a expectativa dos moradores com a realização da Acic. “Vai ser ótimo que todos esses órgãos venham até aqui. Grande parte da população não dispõe de dinheiro para se deslocar em busca dos serviços, outros têm dificuldades para fazer o agendamento online”, explicou.

Ilidia destacou que os serviços mais aguardados pelos moradores são os oferecidos pela Codbab e pelo Na Hora, como fazer a cédula de identidade. “O custo do documento de identidade é de R$ 42 e muitos que moram aqui não têm esse dinheiro”, frisou a moradora da comunidade.

Além de todos os serviços que serão oferecidos, a Acic oferecerá alegria e diversão para as crianças da comunidade Santa Luzia. Haverá brincadeiras e equipamentos como pula-pula e cama elástica para divertir os pequenos enquanto os pais buscam os serviços necessários.