04/10/2022 às 17:04

Alunos de Planaltina concluem primeira etapa do curso Cidadania no Trânsito

Metodologias ativas são utilizadas nas aulas, que preparam os jovens do ensino médio para a realização da prova teórico-técnica do processo de habilitação

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes


Brasília, 15 de setembro de 2022
– Os alunos da 2ª série do Centro de Ensino Médio 1 de Planaltina concluíram, nesta terça-feira (13), as 45 horas/aula do primeiro módulo do curso Cidadania no Trânsito. Com duração total de 90 horas/aula, o curso é dividido em dois módulos: o primeiro quando o aluno está na 2ª série e, o segundo, na 3ª série.

[Olho texto=”A partir de outubro, outras seis escolas entrarão no projeto. São elas: CEM 2 de Ceilândia, CEM 1 do Paranoá, CEM 1 do Guará, CEM JK do Núcleo Bandeirante, CED 619 de Samambaia e CEM 4 de Sobradinho” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A capacitação é gratuita e oferecida pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) como atividade extracurricular aos estudantes da rede pública de ensino do DF, em média 35 alunos por escola, escolhidos conforme critérios próprios da direção do colégio. Os jovens poderão utilizar o curso no processo de habilitação após completarem 18 anos de idade.

Em agosto e setembro, os alunos participaram de aulas dinâmicas, planejadas com a utilização de metodologias ativas que os estimulam a construírem o próprio conhecimento, por meio de experiências práticas e atividades lúdicas interativas. Nesse modelo, o estudante é protagonista da própria aprendizagem, interpretando conceitos e refletindo sobre a seu comportamento no trânsito, seja como pedestre, ciclista e futuro condutor de veículos automotores, a fim de promover a cultura de paz no trânsito.

A capacitação é gratuita e oferecida pelo Detran-DF como atividade extracurricular aos estudantes da rede pública de ensino do DF | Foto: Divulgação / Detran-DF

A utilização de um bingo didático animou a última aula do curso. A atividade foi muito divertida, mas o assunto, muito sério: noções de funcionamento de veículos de duas ou quatro rodas (mecânica), equipamentos e cuidados indispensáveis para um trânsito mais seguro para todos. Além disso, os alunos participaram de aulas de noções de cidadania, proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social; noções de primeiros socorros; legislação de trânsito e direção defensiva para veículos de duas ou mais rodas.

Outras escolas

Alunos do CEM 1 do Cruzeiro, CEM 1 de Taguatinga, CED Incra 8 de Brazlândia, CED 3 do Gama e CED 1 de São Sebastião também concluem o módulo 1 agora em setembro. O CED 416 de Santa Maria iniciou o primeiro módulo em agosto, mas vai concluir somente em outubro, pois as aulas ocorrem apenas uma vez por semana. Nas demais escolas, as aulas ocorrem duas vezes por semana.

A partir de outubro, outras seis escolas entrarão no projeto. São elas: CEM 2 de Ceilândia, CEM 1 do Paranoá, CEM 1 do Guará, CEM JK do Núcleo Bandeirante, CED 619 de Samambaia e CEM 4 de Sobradinho, totalizando a cobertura em todas as 13 Coordenações Regionais de Ensino.

*Com informações do Detran-DF