04/10/2022 às 15:29

Aprovado projeto para mais acessibilidade no Setor Bancário Sul

Entre os diferenciais previstos, estão novas calçadas e a reorganização do sistema viário da região

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto


Brasília, 25 de agosto de 2022
Elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), em parceria com Centro de Espaços Públicos da Faculdade Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB), um projeto para o Setor Bancário Sul (SBS) prevê reforma das quadras 1 e 2 – por onde passam, diariamente, cerca de 16 mil pessoas. O projeto foi aprovado pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan) em junho deste ano. 

Investimento em acessibilidade e conforto é o foco do projeto | Foto: Divulgação/Seduh

Com a publicação da Portaria nº 86 no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (24), o projeto foi aprovado e já pode ser encaminhado às próximas instâncias para execução, assim que tiver orçamento disponível. Entre as novidades previstas, estão mais acessibilidade, novas calçadas e a reorganização do sistema viário da região.

Interligações

Para aumentar os pontos de acesso à área, serão instaladas plataformas elevadas nos principais pontos de travessia para interligar o SBS aos setores vizinhos – como os de Autarquias Sul, Comercial Sul e Cultural Sul –, facilitando o trânsito dos pedestres.

Já a arborização do setor contará com novas espécies nativas de cerrado e mais de 7 mil m² de área verde, além de forrações resilientes para os percursos dos pedestres, o que tornará essas passagens, além de acessíveis, mais sombreadas e agradáveis.

“O objetivo é atender as demandas por acessibilidade no local, e para isso serão construídas 16.495 m² de novas calçadas, além de rampas, facilitando o acesso para cadeirantes, idosos, pessoas com deficiência e outros com dificuldade de locomoção”, detalha o diretor de Espaço Público e Qualificação Urbana da Seduh, Clécio Rezende.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano