04/10/2022 às 17:36

Atendimento jurídico gratuito e emissão de documentos no Paranoá

Região administrativa receberá mutirão de serviços e várias opções de lazer no próximo sábado (24)

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Brasília, 22 de setembro de 2022 – O Sejus Mais Perto do Cidadão/Sua Vida Vale Muito chega neste sábado (24) ao Paranoá para atendimentos de cidadania e bem-estar e para oferecer diversão à comunidade local. É a 27ª edição do programa da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), que já passou por 14 regiões administrativas do Distrito Federal. Um evento que costuma movimentar a rotina das cidades, com o acesso a serviços diversos e a boa participação dos moradores.

A 27ª edição do Sejus Mais Perto do Cidadão/Sua Vida Vale Muito será no Paranoá Parque | Foto: Arquivo/Agência Brasília

Emissão de carteira de identidade, atendimentos psicossociais, acesso à conta de água e de energia, benefícios sociais e corte de cabelo gratuito são alguns dos serviços levados pelo governo na ação itinerante. Desta vez, ele será realizado no Paranoá Parque. Uma carreta do Na Hora concentra os atendimentos oferecidos pela Caesb, Detran e Neonergia e outros. Uma outra é coordenada pela Defensoria Pública para ofertar atendimento jurídico à comunidade.

[Olho texto=”“A comunidade precisa muito desse tipo de assistência, como tirar um documento, ter uma consultoria jurídica. Muitos não sabem nem por onde começar”” assinatura=”Júnior Carvalho, administrador do Paranoá” esquerda_direita_centro=”direita”]

Um programa instituído por decreto

“Vale lembrar que o Sejus Mais Perto do Cidadão é um programa de governo, após a edição do Decreto nº 39.775/19. Então, ele não para”, ressalta a chefe da unidade de inovação e programas da secretaria, Alessandra Cunha. “É um rol de serviços grande para atender a comunidade. E tudo que a gente faz parece pouco, porque os moradores das RAs têm essa necessidade” , complementa . A última edição foi em Planaltina, no mês de agosto.

Subsecretarias que compõem a Sejus, como a Subav, de atendimento a vítimas de violência, e a Subidoso, voltada aos idosos, também darão orientações no local. Haverá brinquedos para a criançada como o pedal kart e outros.

O corte de cabelo gratuito é um dos serviços que será levado aos moradores do Paranoá na ação itinerante | Foto: Arquivo/Agência Brasília

Para o administrador do Paranoá, Júnior Carvalho, esse tipo de ação é essencial, uma vez que auxilia a população carente de informações. Ele aposta que será um sucesso. “A comunidade precisa muito desse tipo de assistência, como tirar um documento, ter uma consultoria jurídica. Muitos não sabem nem por onde começar. E o evento facilita muito para o morador do Paranoá e Itapoã”, finaliza.

Serviço 

Sejus Mais Perto do Cidadão/Sua Vida Vale Muito – Paranoá
Local: Paranoá Parque
Data e horário: 24 /9 (sábado), das 9h às 13h