04/10/2022 às 19:11, atualizado em 10/10/2022 às 17:06

Avança construção da rede de drenagem do Túnel de Taguatinga

Nove postos de visita estão sendo construídos, enquanto são colocadas as manilhas para formação do canal que vai receber as águas das chuvas

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Brasília, 2 de outubro de 2022 – Nove postos de visita e a colocação de manilhas vão concluir a construção da rede de drenagem do Túnel de Taguatinga. O trecho inicia o mês de outubro com a execução de 350 metros dos 400 metros finais para a conclusão de todo o canal de captação das águas das chuvas, abaixo do cruzamento da Avenida Principal com a Elmo Serejo.

A colocação de manilhas é uma das etapas finais da construção da rede de drenagem do Túnel de Taguatinga | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A área em construção fica fora do túnel, na entrada do lado sul. A previsão é de que na primeira semana de outubro, com a finalização da rede de lançamento, comecem a ser construídos os 40 metros finais do muro de contenção, também na entrada do túnel sul. “Em seguida, vamos fazer o aterramento para que seja mantida a topografia do terreno”, explica o engenheiro civil e um dos responsáveis pelas obras no trecho, José Alfredo Aguiar.

A obra do Túnel de Taguatinga vai beneficiar pelo menos 137 mil motoristas que circulam pela região. Quem vier ou seguir para Ceilândia, Samambaia e Sol Nascente/Pôr do Sol, passará por dentro do túnel, sem retenção de fluxo. Já o acesso às vias de Taguatinga será feito pelas vias laterais ao túnel, que ganhará na parte superior uma área de convivência com quiosques e uma pista de skate.

Avança construção da rede de drenagem do Túnel de Taguatinga