04/10/2022 às 17:04

Banco lança programa de apoio à cultura

Em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o BRB Cultural contará com uma série de ações, como auxílio à reforma da Sala Villa Lobos, ao Festival de Cinema de Brasília e à modernização da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo


Brasília, 15 de setembro de 2022 –
No mês em que completa 56 anos, o BRB apresentou o BRB Cultural, projeto que prevê uma série de ações de fomento à cultura, entre as quais análise da viabilidade para investimentos no setor até 2025. Com isso, o Banco de Brasília atuará em defesa dos valores culturais e afetivos da capital federal, símbolo da modernidade e reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade.

O banco público vai estudar o desenvolvimento de ações de apoio à reforma da Sala Villa Lobos, do Teatro Nacional, de modernização da Orquestra Sinfônica, de investimento na 55ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, entre outras estratégias para espaços culturais.

BRB irá atuar com programação diversificada e estratégias de ações nos museus de Brasília, entre os quais o Museu Nacional da República | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Segundo o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, o intuito é estimular o DF como polo cultural e de entretenimento, atraindo mais turistas e gerando emprego e renda, “objetivos estatutários do BRB como banco público”, explica o gestor.

[Olho texto=”“A parceria com o BRB tem um significado muito importante, ainda mais por toda a memória afetiva que o banco carrega junto à cidade. Temos muitos motivos para agradecer, pois era justamente o que faltava para concluirmos os projetos que farão a cultura do Distrito Federal romper fronteiras”” assinatura=”Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Estamos trabalhando para construir um programa que, certamente, vai transformar a realidade de Brasília. Esta será uma contribuição importante para a cultura local, pois fortalecerá os laços emocionais de vínculo dos nossos clientes com a cidade. A cultura faz com que sejamos mais humanos. Por isso, agora, passaremos a cuidar, também, da alma das pessoas, adentrando um campo da sociedade tão amplo e cheio de significados”, afirma Costa.

“A parceria com o BRB tem um significado muito importante, ainda mais por toda a memória afetiva que o banco carrega junto à cidade. Temos muitos motivos para agradecer, pois era justamente o que faltava para concluirmos os projetos que farão a cultura do Distrito Federal romper fronteiras. Além de mostrar para todo o país a importância, a diversidade e tudo aquilo que a produção cultural carrega, como geração de emprego, geração de renda e o bem-estar da população em geral”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.

Outros espaços culturais

De acordo com o memorando assinado na terça-feira (13), a Sala Villa Lobos, principal espaço do Teatro Nacional e o único de ópera e ballet da cidade, com capacidade para 1.407 pessoas, deve ser amplamente reformado e preparado para receber grandes espetáculos. O BRB Cultural também apoiará a modernização da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.

Além do Teatro Nacional, o BRB pretende atuar com programação diversificada e estratégias de ações nos museus de Brasília: Museu Histórico, Espaço Lúcio Costa, Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, Memorial dos Povos Indígenas, Museu de Arte de Brasília, Museu do Catetinho, Museu Nacional da República e Museu Vivo da Memória Candanga.

O BRB Cultural prevê, ainda, a realização de um edital de ocupação dos espaços públicos culturais, com o objetivo de promover a democratização e a formação de plateia por meio de produtos artísticos e culturais acessíveis à população do DF.

*Com informações do BRB