04/10/2022 às 17:38, atualizado em 04/10/2022 às 17:42

Brasília recebe XXVI edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares

Competição que vai reunir 1.500 atletas de 12 a 14 anos de 12 países, além de incentivar a participação de jovens em grandes competições, movimenta a economia e fomenta o turismo

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Brasília, 23 de setembro de 2022 – A mais importante competição escolar das Américas será realizada em Brasília entre os dias 3 e 10 de dezembro. Doze países, com um total de 1.500 atletas de 12 a 14 anos, vão disputar na cidade a XXVI edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares. As disputas incluem 11 modalidades esportivas, reunindo os maiores destaques no esporte escolar: vôlei, vôlei de praia, handebol, basquete, futsal, xadrez, tênis de mesa, judô, natação, atletismo e atletismo paralímpico.

Reunidos na Secretaria de Governo, representantes da organização e promoção do evento receberam o apoio do GDF para a realização dos jogos em Brasília | Foto: Divulgação / Secretaria de Esporte e Lazer

Para a coordenação e realização dos jogos na capital, estiveram reunidos nesta sexta-feira (23) na Secretaria de Governo do DF o secretário da pasta, José Humberto Pires de Araújo, e os secretários de Esporte e Lazer, Jackeline Aguiar (em exercício), e de Educação, Marcelo Ottocine, e representantes da Secretaria Adjunta de Esporte do Ministério da Cidadania e da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

Para Jackeline Aguiar, é fundamental incentivar a participação dos jovens em grandes competições. “Brasília já se firmou como a capital do esporte. Os grandes eventos esportivos, além de proporcionar experiências, movimentam a economia com empregos e fomenta o turismo. O esporte de base se inicia nas escolas e é de suma importância a união das forças de governo para a realização desses eventos esportivos” completa.

[Olho texto=”“Vocês vão ter todo o apoio que precisarem. Eventos em Brasília são um presente para a cidade. Daí a nossa boa vontade, é até o nosso dever, em fomentar os eventos aqui. O governador Ibaneis Rocha tem nos orientado a transformar Brasília num centro de referência para eventos esportivos, culturais, artísticos”” assinatura=”José Humberto Pires, secretário de Governo” esquerda_direita_centro=”direita”]

O secretário de Governo do DF enumerou as vantagens da cidade para a realização dos jogos. Segundo ele, Brasília é hospitaleira por natureza, tem espaço, o Governo do Distrito Federal (GDF) é colaborativo e tem uma ótima atuação com o governo federal.

“Vocês vão ter todo o apoio que precisarem. Eventos em Brasília são um presente para a cidade. Daí a nossa boa vontade, é até o nosso dever, em fomentar os eventos aqui. O governador Ibaneis Rocha tem nos orientado a transformar Brasília num centro de referência para eventos esportivos, culturais, artísticos”, disse.

O secretário afirmou que será feito um trabalho em parceria pelos órgãos do GDF. “Vamos chamar todas as secretarias, envolvendo todo o governo, fazer uma matriz de responsabilidade e discutir ponto a ponto”, afirmou.

José Humberto enfatizou ainda a importância do evento na vida de jovens e adolescentes. “Para essa meninada de 12 a 14 anos, esse evento faz grande diferença, dá autoestima. O esporte tem o poder de transformar a vida das pessoas”, ponderou.

Saiba mais

Os Jogos Sul-Americanos Escolares são organizados pela Consude (Conselho Sul-Americano de Esportes), uma entidade sul-americana que reúne os ministérios de Esporte e Cultura do continente. No Brasil, a  CBDE é a responsável pela organização da equipe brasileira.

A XXVI edição dos Jogos Escolares Sul-Americanos seria realizada em 2020 no Brasil, mas foi suspensa devido à pandemia da covid-19. A última vez que o Brasil sediou os jogos do continente foi em 2014, em Aracaju (SE). Naquela edição, 1.800 atletas de 11 países participaram das competições.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer do DF