04/10/2022 às 12:46

Com oferta de 224 vagas, novo concurso público tem banca anunciada

Certame vai selecionar profissionais para atuarem na Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Brasília, 11 de agosto de 2022 – A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF) anunciou, nesta quinta-feira (11), a contratação do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) para a organização do novo concurso público para a pasta. A empresa será responsável pelas atividades de avaliação e aplicação da prova. A admissão foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF).

[Olho texto=”Responsável pela gestão das políticas públicas de estímulo à agropecuária, a Seagri-DF responde pelo fomento do agronegócio e pela regulação e normatização de serviços vinculados ao setor” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Serão oferecidas 224 vagas, sendo 74 para o cargo de analista e 150 para a função de técnico da carreira de desenvolvimento e fiscalização agropecuária, além de formação de cadastro de reserva. As oportunidades foram previstas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias do DF (LDO) 2023.

Responsável pela gestão das políticas públicas de estímulo à agropecuária, a Seagri-DF responde pelo fomento do agronegócio e pela regulação e normatização de serviços vinculados ao setor. O último concurso realizado pela pasta ocorreu em 2009, com a oferta de 94 vagas para analista de desenvolvimento e fiscalização agropecuária e para técnico de desenvolvimento e fiscalização agropecuária.

O último concurso foi composto por três etapas eliminatórias de avaliação: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório para todos os cargos; prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, somente para os cargos de nível superior; e avaliação de títulos, de caráter classificatório, somente para os cargos de nível superior.

Composta por 120 questões, a prova objetiva avaliou conhecimentos básicos em língua portuguesa e noções de informática, bem como conhecimentos complementares em atualidades do setor agropecuário; Código de Proteção e Defesa do Consumidor; Lei Orgânica do DF; Regime Jurídico dos Servidores do GDF; Lei de Licitações; Noções de Direito Administrativo; e Regimento Interno da Seagri-DF.

A prova discursiva consistiu na elaboração de texto narrativo, descritivo ou dissertativo sobre o conteúdo programático, com o máximo de 30 linhas. Por fim, a prova de títulos selecionou os candidatos com maior número de representações, como diploma de conclusão de doutorado, mestrado ou de curso de pós-graduação – todos acompanhados do histórico do exercício. Veja aqui o último edital.